Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Culinária, projeto de vida e ensino de Biologia são temas dos primeiros dias de webinários
Culinária, projeto de vida e ensino de Biologia são temas dos primeiros dias de webinários
Publicado em ter, 14/12/2021 - 19:48 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
“É uma alegria imensa finalizar esta jornada de 2021 com equipes diversificadas com componentes de outros estados e assim a gente consegue ter essa conversa bem bacana sobre aprendizagem criativa, agregando estes valores para uma educação mais mão na massa, mais acessível mesmo”, comemorou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Brito durante a abertura das atividades nesta segunda-feira. Os webinários seguem até sexta-feira (17) com a participação de educadores residentes e impulsionadores, sempre das 17h às 19h.
Ainda no primeiro dia de webinários, a educadora residente da 5ª rodada, Ariadne Azevedo, fez um depoimento sobre a experiência que teve com as Residências de Aprendizagem Criativa. Ela conta que o efeito positivo foi além do projeto desenvolvido na rodada. “As Residências trouxeram uma espécie de camada de criatividade nos projetos que já desenvolvíamos’, relatou.
A equipe Ideal foi a primeira a se apresentar. Convidadas a participar junto com a educadora Carolina Nascimento, que é professora de Humanidades da Escola Comunitária Ideal de Alcobaça Bahia, as residentes Brenda Nascimento e Iara Baldassini apresentaram o “Projeto de Vida – acordando paixões”. Objetivo do grupo foi lançar um antigo projeto de autogestão do conhecimento com uma abordagem mais leve, a partir da aprendizagem criativa. “Foi desafiador! Durante as mentorias conseguimos compreender o que é a aprendizagem criativa e a relação com as metodologias ativas”, avaliou Brenda.
“Eu já era pesquisadora em metodologias ativas, quando me somei a professores aqui da escola e fui residente. Depois disso, não me afastei mais das residências. Eu me emociono nas mentorias, porque são vários encontros e desencontros. Esse movimento é que nos faz crescer”, relatou Jaqueline Oliveira – ex-residente e impulsionadora desde a segunda edição das Residências.
A primeira equipe que se apresentou no segundo dia de webinários, é composta pelos professores de Biologia Bruno Althof e Aline Teles, da equipe Glow Science. A dupla se uniu para elaborar um projeto sobre produtos alimentícios não convencionais (PANCs), o qual consiste em tornar conhecidas plantas comuns à cultura local com objetivo de despertar para o aproveitamento e consumo delas. Com o nome “PANC pra quê te quero”, o projeto define uma sequência de ações que utiliza pesquisa, mapas afetivos e o conceito dos 4Ps – inerentes à aprendizagem criativa. “A ideia é fazer em um semestre para conseguirmos completar toda a sequência”, informou Bruno.
Nos próximos dias de webinários se apresentam as equipesTransformando com as mãos, Isis, Cria Esperança, +Ação, BA-MT, Braza, CEPCV e Prospera.
Sobre as Residências de Aprendizagem Criativa
Ao todo, nestas seis rodadas, as Residências tiveram a participação de mais de 370 educadores da Bahia e de outros estados, envolvendo aproximadamente 50 impulsionadores de todo o país.
Inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes, foi adaptada para educação. A prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas e impulsionadores que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira