Coordenadores pedagógicos participam de formação

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Como parte das ações implementadas visando o fortalecimento do eixo pedagógico nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado realiza o “1º Círculo Formativo de Coordenadores Locais e Coordenadores Pedagógicos”, do programa estadual Pacto Pela Educação. A atividade acontece em Salvador e em vários municípios-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Estes educadores atuarão na formação de professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos em 380 municípios vinculados ao Pacto, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de alfabetização na idade certa.
 
Em Salvador, o Círculo Formativo teve início nesta quarta-feira (24) e prossegue até sexta, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para os representantes das unidades de ensino do Núcleo Territorial de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26). No interior, as formações estão acontecendo em Serrinha (22 a 24/5); Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Itabuna, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Juazeiro, Macaúbas e Itaberaba (23 a 25/5) e em Caetité (24 a 26/5). Em Valença e Ipirá está programada de 29 a 31/5. Em Barreiras e Amargosa, as atividades foram realizadas entre 16 e 18/5.
 
A responsável pelo curso formativo dos coordenadores locais e pedagógicos, a formadora Ivonete Sacramento, da Secretaria da Educação, explica que a formação irá repercutir, sobretudo, no trabalho em sala de aula dos professores, que receberão, em seus municípios, as orientações dentro da proposta metodológica de alfabetização. A comunidade do entorno, completa, também será beneficiada através da mobilização social promovida pelas escolas.
 
“Durante estes três dias de formação, vamos focar com os coordenadores pedagógicos a organização do trabalho pedagógico na alfabetização, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, mas atendendo os princípios da interdisciplinaridade. Já com os coordenadores locais, vamos trabalhar dentro das políticas públicas de alfabetização, enfatizando o fortalecimento dos núcleos de formação em articulação com o sistema municipal de Educação”, detalha a educadora.
 
A coordenadora pedagógica do Departamento de Educação do município de Pojuca, Edineuza Cristo, fala da sua expectativa com o curso e a importância do aprendizado visando trazer maiores possibilidades ao trabalho do professor. “Estou animada com esta formação porque vou atualizar os meus conhecimentos para levá-los para o meu município, dentro de uma proposta de prática pedagógica que visa um ensino diferenciado, mais lúdico, diversificado e atraente para os estudantes”.

Notícias Relacionadas