Coordenadores Pedagógicos e Gestores de escolas compartilham experiências durante Formação Continuada

As experiências pedagógicas, de gestão escolar e a avaliação diagnóstica da rede estadual de ensino pautaram o Encontro de Formação Continuada para Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). A atividade acontece nesta segunda e terça-feira (15 e 16), com educadores dos Polos Formativos de Salvador e Feira de Santana.

A agenda de Formação prossegue até o final do ano, contemplando cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual de ensino, dos 27 Territórios de Identidade. Esta é a terceira etapa do Plano de Formação, antecedida por encontros de Formação para os Formadores e da fase de escuta e escrita colaborativa realizada em todo o Estado, em abril deste ano. O Plano de Formação Continuada tem como objetivo fortalecer a aprendizagem na rede estadual por meio da qualificação dos profissionais da educação.

“Há uma expectativa muito grande para que a Formação Continuada realmente se instaure como uma cultura na rede estadual, que a gente tenha foco na gestão da aprendizagem e possamos caminhar para os resultados que a gente deseja”, revelou a diretora geral do IAT, Cybele Amado, que lembra a vontade do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, em ampliar a formação para os municípios num regime de colaboração. “Já estamos dialogando com as universidades e outros parceiros, como a UNDIME, para que possamos chegar às redes municipais o mais breve”, completou a diretora.

A diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, destaca que a troca de experiências é essencial para qualificar o trabalho pedagógico. “Por isso que cada atividade possui um conteúdo diferenciado, transformados e acrescidos ao longo da formação. É um processo crescente”, pontua a diretora. Diana Melo também informou que na próxima quinta e sexta-feira (18 e 19), uma nova turma de gestores e coordenadores estarão em formação.

Emanuel Jackson, coordenador pedagógico do Colégio Democrático Estadual Professor Edgard Santos, em Sátiro Dias, coloca o conteúdo da formação como fundamental para a rotina pedagógica. “Essa formação é extremamente importante para as nossas ações pedagógicas em sala de aula e com os nossos professores. Sem dúvidas vamos levar este conhecimento para a escola e ser multiplicadores”. Afirmou o educador que participou do primeiro encontro formativo, em Feira de Santana.

A coordenadora do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, Solange Bastos, considera que o compartilhamento de experiências contribui no aprimoramento dos métodos de ensino e deste modo, ajudam a despertar a atenção dos estudantes. “Os meninos não terão nenhum interesse em assistir uma aula que seja daquela mesma forma que a gente aprendeu. Tem que tentar trazer o aluno, fazer com que ele goste da escola”, disse.

Além do intercâmbio de informações, a diretora do Colégio Estadual Davi Mendes Pereira, Marília Araújo, relata que o encontro proporciona o resgate do papel do coordenador. “Estou adorando este encontro porque é um momento em que a gente socializa os problemas e encontra as soluções. Este processo de formação é importante para mim porque nos aproximamos de nosso coordenador”, finalizou.