Coordenadores pedagógicos concursados contribuem com o Projeto Político Pedagógico das escolas

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os coordenadores pedagógicos concursados e empossados pelo Governo do Estado já estão envolvidos no planejamento do ano letivo 2019 da rede estadual de ensino. Mesmo aqueles que foram nomeados na última sexta-feira (1º) fazem questão de chegar nas escolas para os quais foram designados para contribuir com as discussões em torno do fortalecimento do eixo pedagógicos e dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes, participando ativamente da Semana Pedagógica. No concurso para a carreira do magistério público realizado pelo Estado, foram nomeados 2.089 professores e 600 coordenadores pedagógicos. 
 
No Colégio Estadual Fernando Spínola, em Vitória da Conquista (519 km de Salvador), o coordenador pedagógico recém-chegado na unidade, Lucas Lima, mostra entusiasmo com a atividade. “Nós estamos trabalhando bastante com a sistematização do conhecimento e uma das minhas metas será fazer com que o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja cumprido dentro do que já foi acordado entre os próprios professores. Além disso, vou tentar, ao máximo, que as competências e habilidades sejam potencializadas, sempre respeitando o tempo de aprendizagem dos educandos”, destacou Lucas Lima.
 
Para a professora de Matemática da unidade escolar, Cristiane Campos Santana, ter o apoio de um coordenador pedagógico é essencial. “Pensar o ano letivo coletivamente é muito importante e contar com a colaboração do nosso coordenador pedagógico vai nos proporcionar ter um direcionamento mais eficiente das nossas ações. Por isso, estamos discutindo sobre metodologias usadas na sala de aula, critérios de avaliação e alinhamento de projetos a serem trabalhados ao longo do ano”, afirmou a educadora.
 
Educação Integral
Na cidade de Poções (451 km da capital baiana), no Sudoeste da Bahia, o diretor Altair Oliveira, do Colégio Estadual Doutor Roberto Santos, disse que está aguardando, ainda durante a semana, a chegada do novo coordenador pedagógico, e atesta que toda a comunidade escolar está aproveitando, ao máximo, este momento de planejamento coletivo. “Esta é uma atividade na qual a gente consegue detectar as falhas do ano anterior, avaliar e conseguir elaborar novos caminhos, obedecendo as orientações da Secretaria e, também, incluindo algumas demandas da realidade da escola, a exemplo de como se dá o ensino integral aqui na nossa unidade”, explicou o gestor.
 
Sobre a Semana Pedagógica
A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar.

Notícias Relacionadas