Construção do Plano de Formação conta com ampla participação em Feira de Santana

Cerca de 150 professores, gestores e coordenadores pedagógicos do Núcleo Territorial de Feira de Santana (NTE19) participaram nesta segunda-feira (08/04), do encontro para construção colaborativa do Plano de Formação. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, promovida por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped).
 
Encontro para o Plano de Formação em Feira de Santana
O encontro, realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, foi o segundo de um total de 11 reuniões que acontecerão durante o mês de abril. Nos dias 2, 3 e 5 de abril mais de 630 profissionais da educação de Salvador e Região Metropolitana estiveram no IAT, apontando as contribuições para a construção do Plano. Nesta terça-feira (09/04), ainda em Feira de Santana, estarão reunidos educadores dos Núcleo Territoriais de Alagoinhas e Serrinha.
 
De acordo com a diretora-geral do IAT, Cybele Amado, esta é uma etapa de mobilização e sensibilização e ir até os municípios fazer essa escrita conjunta é uma forma de reforçar a presença do IAT para os educadores. “Essa é uma proposta de construção coletiva, que envolve as equipes técnicas da Secretaria da Educação, dos Núcleos Territoriais de Educação, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos”, afirma a gestora, lembrando que o Instituto é a “casa” dos educadores.
 
“Ouvir os coordenadores pedagógicos, os professores e, também, os gestores é muito importante. É recorrente na fala de todos que a programação sempre vem de cima para baixo e essa nova forma de gerir, ouvindo quem faz a educação no dia a dia, é fantástica”, ressalta Dejane Ribeiro Martins, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Reitor Edgar Santos, de Feira de Santana.
 
Josuel Pereira da Silva, diretor do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe, também aprovou o modelo de escuta e construção colaborativa. “Fazer essa escuta é muito importante, pois cada escola tem suas particularidades e ouvindo a todos podemos traçar um paralelo e colaborar na construção deste Plano de Formação”, informou o diretor.
 
Outros nove encontros para a construção do plano serão realizados nos polos formativos, alcançando todos os Territórios de Identidade. Os próximos serão em Santo Antônio de Jesus, no dia 10/04 e Itabuna dia 12/04. 
 

Notícias Relacionadas