Conheça o professor Web

Palavras-chave:

Interativo e multimidiático. É com esse perfil que o Professor Web tem sido desenvolvido. Ele é um personagem virtual que foi criado para possibilitar uma relação mais flexível, objetiva e participativa entre alunos e professores da Rede Pública Estadual de Ensino.

Através de dicas, o professor Web ajuda educadores e alunos a aprender e a ensinar de maneira mais fácil e lúdica. Como conhecê-lo? No blog oprofessorweb.wordpress.com.

O projeto, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da equipe da Rede Anísio Teixeira, do Programa de Difusão de linguagens e Tecnologias da Informação, foi idealizado com o objetivo de atender às demandas da Rede voltadas para pesquisa, produção, formação e experimentação e para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.

Segundo o coordenador geral da Rede Anísio Teixeira, Yuri Bastos Wanderley, o professor Web foi pensado como uma forma de divulgação dos conteúdos do projeto A Física e o Cotidiano e do ambiente educacional web. “Decidimos criar um personagem com o intuito de alcançar mais os estudantes e os professores. Surgiu uma discussão sobre quem seria o personagem. A princípio foi proposto que fosse uma turma web, depois pensou-se em um personagem do sexo feminino, mas ficou decidido que seria apenas um personagem. Então, foi aí que a ASCOM pegou um dos personagens que já havia sido criado para o projeto A Física e o Cotidiano, que é o João, para dar vida ao professor Web”, declara Yuri.

A equipe responsável pelo projeto identificou que era necessário não somente ter uma divulgação virtual, mas, também, organizar visitas nas escolas para mostrar o trabalho do professor Web. Diante disso, foram criadas as caravanas digitais que, através de ciclos de palestras, já atenderam cerca de 12 escolas localizadas na periferia do subúrbio ferroviário de Salvador.

Para o professor de informática Reinaldo dos Santos Souza, responsável pelo acompanhamento do projeto nas redes sociais, o professor Web foi criado para ajudar estudantes e professores a interagir, tanto na tecnologia quanto no aprendizado, de forma mais divertida e alegre. “Ele é um personagem desenvolvido para tornar todas as matérias escolares mais flexíveis. Ele ajuda o aluno a transformar um assunto complexo e difícil em algo mais fácil. Por meio de brincadeiras e jogos, e de uma linguagem mais próxima do estudante, matérias como física, por exemplo, ficam mais fáceis de aprender”, declara Reinaldo.

As caravanas digitais são apresentadas aos alunos como se fossem um programa de auditório. São realizadas, ainda, pela equipe do professor Web, pesquisas sobre a história do bairro e da escola para que sejam apresentados aos estudantes jogos que tenham ligação com essa realidade.  Os alunos são convidados a encarar desafios pedagógicos e a participar de brincadeiras e jogos e, assim, aprender brincando, e se divertindo, sobre a história do colégio ou do bairro. “Procuramos resgatar jogos antigos como, por exemplo, o pombo correio, em que mensagens e recadinhos escritos num papel são enviados a outras pessoas, mostrando para os alunos que hoje isso é feito através de e-mail”, acrescenta Reinaldo.

O Colégio Estadual de Vila de Abrantes adotou essa atividade como um projeto escolar. A vice-diretora do turno vespertino Tereza Santos Farias, que também é professora de biologia, é uma das responsáveis pelo projeto Intervalo Cultural, que acontece todas as terças-feiras no horário do intervalo escolar. Os alunos realizam apresentações artísticas de música, dança e peças de teatro. “É através de uma comissão formada pelos próprios alunos do colégio que são agendadas as apresentações. Uma das atividades apresentadas pelo projeto da caravana do professor Web, a “pombo correio”, foi adotada pela professora de português e hoje temos uma caixinha no pátio do colégio onde os alunos podem colocar recadinhos”, informa Tereza.

O projeto adotado pelo Vila de Abrantes trouxe grandes benefícios para todos, pois além da caixinha de recados foi criado, também, o cantinho da leitura, onde os professores oferecem para os alunos textos e livros como mais um estímulo pedagógico para o aprendizado.

Além disso, toda terça-feira tem dica do profesor Web no blog e no portal da SEC. A coordenadora do setor de Conteúdos Digitais Educacionais – CDE / IAT, Pollyana Pereira Fernandes, responsável pela elaboração das dicas, diz que os assuntos são, normalmente, relacionadas à tecnologia e a projetos que envolvam o tema. “Uma das dicas que foi dada teve uma boa repercussão, pois através dela os professores, de instituições de ensino da capital e do interior do estado, encaminharam propostas de cursos para serem criados no ambiente virtual de aprendizagem, o moodle. Esses cursos são feitos para os próprios alunos da escola”, declara Pollyana.

Como qualquer bom personagem mulmidiático, o professor Web participa, também, das redes sociais, como orkut, twitter, blogs, facebook, chats e outros conteúdos multimídia, e, através delas, se comunica com alunos e professores da Rede. É, ainda por meios dessas ferramentas que eles podem tirar dúvidas, realizar pesquisas e encaminhar sugestões sobre qualquer assunto relacionado ao cotidiano da sala de aula. O professor Web convida professores e estudantes para interagir na internet e, juntos, descobrir como a rede pode ajudar na melhoria da educação, e na vida, de um modo geral.

 Acesse o facebook, orkut  e o twitter do professor Web.

Confira a galeria de fotos da caravana do professor Web.

Notícias Relacionadas