Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Complexos Integrados debatem articulação entre Educação Básica e Ensino Superior
Complexos Integrados debatem articulação entre Educação Básica e Ensino Superior
Publicado em sex, 02/10/2020 - 18:13 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O encontro desta sexta, que teve como tema "Currículo e inovação: uma escola que transforma e encanta nos seus saberes e sabores", foi mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa. A live teve como palestrantes convidados a diretora da UNEB (Campus VII - Senhor do Bonfim), Suzzana Alice Almeida; o professor do curso de Teatro da UNEB Campus VII, Benedito Oliveira; e a diretora da Escola Zumbi dos Palmares, Marlene Godoi.
A diretora da UNEB, Suzzana Alice Almeida, relatou a experiência de articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior desenvolvida na região."Foi um encontro potente e cheio de possibilidades. A experiência que temos de diálogo com a Educação Básica, através do curso de teatro, se ampliou e teremos novas parcerias a partir desse encontro. As atividades acontecem no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, onde o curso de Teatro funciona e temos espaços compartilhados. O currículo do curso tem sua proposta de execução baseada no diálogo com a Educação Básica. Estamos no processo de institucionalização do Complexo Integrado de Educação. Saímos mais fortalecidos com o que aprendemos e com o que ensinamos", destacou
O professor de teatro da UNEB, Benedito Oliveira, também relatou a sua experiência enquanto educador na articulado com o colégio. "A criação do curso de Licenciatura em Teatro da UNEB, em Senhor do Bonfim, surge da articulação e do comprometimento de artistas e professores da Educação Básica e da universidade. Uma reunião, como a que ocorreu hoje, se constitui como mais um passo em direção a esta articulação que já vem ocorrendo e o trabalho que estamos desenvolvendo entre o curso de Teatro e o Colégio Estadual, com os projetos de extensão, o grupo de pesquisa e a articulação com o ensino, que são frutos de uma luta por democratização do ensino de Arte, da ampliação da formação de professores e da valorização da Educação Básica". Quanto ao envolvimento dos estudantes das duas modalidades educacionais, o educador ressalta que tem sido uma possibilidade enriquecedora para ambos. "Os estudantes do Ensino Médio ficam em contato direto com a graduação, compartilhando espaços e conhecimentos".
A diretora da Escola Zumbi dos Palmares, Marlene Godoi, abordou sobre o Programa Escola Acolhedora, implantado na escola. "Foi muito gratificante relatar sobre a importância da participação das famílias na escola, sobre o pertencimento e, também, das relações com os estudantes e a comunidade. Para mim, participar de um evento como este e dividir nossas experiências com colegas da área da Educação significa crescimento. Acredito na escola pública e nos seus resultados", salientou.
Sobre os CIEs - Os Complexos funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os Complexos Integrados têm buscado planejar, executar e avaliar ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.
Notícias Relacionadas
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador