Complexos Integrados de Educação da SEC discutem sobre saúde mental com psicólogo e educador

Os educadores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participaram, neste sábado (5), de mais uma edição do "Projeto Conexões - Estação do Saber". O encontro virtual teve como convidado o psicólogo, professor e músico Valney José, que abordou sobre o seu projeto "Diálogos musicados sobre saúde mental", em meio a apresentações musicais. A live, transmitida no YouTube, pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3z578Rp. A iniciativa desenvolvida pelos CIEs visa fortalecer a rede colaborativa de ações, conhecimentos e o protagonismo estudantil dos CIEs.

O psicólogo Valney José, que também leciona História no Colégio Estadual Norma Ribeiro, em Salvador, falou sobre o seu trabalho. "Nosso projeto tem o
objetivo de dialogar sobre saúde mental, quebrando tabus e estimulando o autoconhecimento e as estratégias de autocuidado e do cuidado com os outros. Este tema faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Educação não pode silenciar diante da pandemia de adoecimento mental de nossos estudantes", salientou.

Para o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, responsável pela mediação da live, as discussões sobre o tema embaladas com músicas foram essenciais. "Cuidar da saúde mental dos nossos alunos e trabalhar o emocional são fundamentais, principalmente neste momento pandêmico, em todos os processos: nas relações pessoais e interpessoais; na construção do sujeito; e na relação com a família, sociedade e escola, para que o nosso aluno esteja bem de forma cognitiva e bem emocionalmente", comentou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.