Como utilizar a história de Harry Potter em narrativa escolar é abordado em live

Palavras-chave:
Nesta terça-feira, 1º de setembro, dia de celebração para os fãs da série de livros e filmes Harry Potter, estudantes e educadores acompanharam a live que discutiu como a narrativa de Harry Potter pode ser aliada de forma multidisciplinar em sala de aula. A transmissão é uma atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e tem como objetivo oferecer conteúdos educacionais durante o período de isolamento. 
 
Caracterizados com o fardamento dos personagens da saga, a professora Karla Dias de Lima e a estudante Amanda Oliveira do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) Vitória da Conquista e o professor do CJCC Serrinha, Rodrigo Guimarães apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala que são inseridos no ensino das disciplinas de História, Química, Geografia e Português. “A gente precisa trabalhar em sala coisas que despertem o interesse dos alunos. A ideia é que através dessa saga eles possam aprender os conteúdos, inclusive, a partir do Harry Potter podemos falar de uma diversidade de assuntos, inclusive atualidades” explicou Karla  
 
Rodrigo Guimarães desenvolve um trabalho que utiliza a paisagem do filme no ensino da Geografia, como a característica do clima, do relevo e vegetação. “Podemos utilizar os filmes e livros que tem tantos elementos e pegar esses aspectos visuais para ensinar esses conteúdos, e isso serve para outras matérias também”, contou.   
 
 Após acompanhar as aulas da professora Karla, a estudante Amanda desenvolveu o jogo “Deixe de ser trouxa” um quiz que envolve disciplinas como geografia, filosofia, história, fazendo conexão da ficção de Harry Potter com fatos reais. O jogo foi destaque da FEBRACE 2019/20. “Eu me encontrei nas aulas e eu acho muito legal a forma que o CJCC trabalha a história. É preciso encontrar novas formas de transmitir o conhecimento, não existe só um, e poder desenvolver um jogo com o que aprendi nas aulas e participar da FEBRACE foi muito legal” pontuou. 
 
Na próxima quinta-feira (3), às 17h, no canal do IAT (bit.ly/canaldoIAT), no Youtube, acontece a live com a temática  “Das Mulheres e das Maravilhas: História e Ficção na super-heroína Mulher Maravilha” que irá discutir sobre as relações entre Mulher Maravilha e o Feminismo, além de contar a história dos quadrinhos e sua relação com a educação e práticas utilizadas em sala de aula.
 
Sávio Roz, palestrante convidado, é pesquisador, historiador e já produziu textos científicos em torno de questões sensíveis às justiças sociais e lutas de grupos minoritários e seus reflexos em expressões ficcionais, com ênfase nas histórias em quadrinhos e é autor do livro "Mulher Maravilha para Presidente! - História, Feminismos e Mitologias nas Histórias em Quadrinhos", lançado em 2019 pela editora Devires. 
 
Lives
As transmissões fazem parte de uma série de lives promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que acontecem todas terças-feiras, às 9h e quintas-feiras, às 17h. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal do IAT no Youtube. Já foram abordados temas como Pensamento Computacional, Histórias em Quadrinhos na Educação, Game, Ciência e Astronomia, História de Mulheres Negras para Sala de Aula, Turbine seu conteúdo digital e Linguagem Radiofônica. Confira a playlist das lives realizadas: http://bit.ly/playlistlivetech.

Notícias Relacionadas