Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Centros Noturnos planejam ações pedagógicas para acompanhamento da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos trabalhadores
O estudante Ademilson Oliveira, cursa o 1º e 2º anos do ensino médio, no Centro Noturno de Educação (Ceneb) de Jacobina. Deficiente visual, Ademilson encontrou na proposta pedagógica diferenciada do Ceneb uma oportunidade de voltar a estudar. “Percebo que a oportunidade e a recepção são as mesmas para todos os colegas que estão ali para aprender. Estou muito feliz com o curso porque tenho conseguido acompanhar os conteúdos e os professores são muito bons. Meu projeto é fazer o ENEM para cursar Direito”, afirmou o estudante, um dos 5.500 matriculados nos 11 Centros Noturnos implantados na capital e interior, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A proposta da Secretaria, conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, é a de que um maior número de jovens e trabalhadores sejam beneficiados pelos cursos ofertados pelo Centros Noturnos de Educação na Bahia. As estratégias, para tanto, foram discutidas por gestores escolares dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), articuladores, professores e representantes estudantis ligados aos Ceneb, no Seminário de Acompanhamento da Aprendizagem dos Centros Noturnos de Educação da Bahia, na quinta (14/5) e sexta-feira (15/5), em Salvador.
O encontro teve como objetivo avaliar o desempenho da aprendizagem em 2014 dos estudantes dos Ceneb e propor ações de intervenção para melhorias na aprendizagem. Questões como o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, articulação tecnológica nos Ceneb e currículo do Ensino Médio noturno foram abordados. “Estes são momentos proveitosos com grupos de trabalho que alinharam estratégias de intervenções pedagógicas de acordo com a realidade de cada Centro. Também, foi importante para aprofundarmos temas importantes, como o protagonismo juvenil e a cidadania, visando fortalecer as ações pedagógicas juntos aos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado”, destacou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Rita de Cássia Oliveira.
"Levantamos a criação dos canais de escuta, que são instrumentos essenciais para afinarmos as nossas práticas pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes”, Evelyn Rosane Leite Diógenes, diretora do Cenb de Jacobina
A diretora do Ceneb de Jacobina, Evelyn Rosane Leite Diógenes, considerou que o debate importante foi sobre o processo de permanência e sucesso desses jovens e adultos trabalhadores em sala de aula. “Isso implica a efetiva proposição de ações que qualifiquem o trabalho pedagógico nesse turno de estudo”. Dentro dessa perspectiva, foram discutidas estratégias como a aproximação da escola com a família dos estudantes e a melhoria da questão pedagógica através de aulas mais criativas no sentido de tornar o aluno o ator do seu conhecimento. “Além disso, levantamos a criação dos canais de escuta, que são instrumentos essenciais para afinarmos as nossas práticas pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes”, completou a gestora.
Centros Noturnos
Voltados, especialmente, para estudantes trabalhadores do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional, os Centro Noturnos do Estado da Bahia (Ceneb) foram criados em 2013, pela Secretaria da Educação do Estado, para atender ao público que não pode frequentar a escola no turno diurno. Com uma metodologia diferenciada, os Ceneb funcionam a partir de uma proposta pedagógica pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia, e arte e cultura, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica. Mais de 5.500 estudantes no Estado estão matriculados nos 11 Centros Noturnos existentes na Bahia.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro