Centros Noturnos planejam ações pedagógicas para acompanhamento da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos trabalhadores

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Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O estudante Ademilson Oliveira, cursa o 1º e 2º anos do ensino médio, no Centro Noturno de Educação (Ceneb) de Jacobina. Deficiente visual, Ademilson encontrou na proposta pedagógica diferenciada do Ceneb uma oportunidade de voltar a estudar. “Percebo que a oportunidade e a recepção são as mesmas para todos os colegas que estão ali para aprender. Estou muito feliz com o curso porque tenho conseguido acompanhar os conteúdos e os professores são muito bons. Meu projeto é fazer o ENEM para cursar Direito”, afirmou o estudante, um dos 5.500 matriculados nos 11 Centros Noturnos implantados na capital e interior, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 

A proposta da Secretaria, conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, é a de que um maior número de jovens e trabalhadores sejam beneficiados pelos cursos ofertados pelo Centros Noturnos de Educação na Bahia. As estratégias, para tanto, foram discutidas por gestores escolares dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), articuladores, professores e representantes estudantis ligados aos Ceneb, no Seminário de Acompanhamento da Aprendizagem dos Centros Noturnos de Educação da Bahia, na quinta (14/5) e sexta-feira (15/5), em Salvador.

O encontro teve como objetivo avaliar o desempenho da aprendizagem em 2014 dos estudantes dos Ceneb e propor ações de intervenção para melhorias na aprendizagem. Questões como o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, articulação tecnológica nos Ceneb e currículo do Ensino Médio noturno foram abordados. “Estes são momentos proveitosos com grupos de trabalho que alinharam estratégias de intervenções pedagógicas de acordo com a realidade de cada Centro. Também, foi importante para aprofundarmos temas importantes, como o protagonismo juvenil e a cidadania, visando fortalecer as ações pedagógicas juntos aos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado”, destacou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Rita de Cássia Oliveira.

"Levantamos a criação dos canais de escuta, que são instrumentos essenciais para afinarmos as nossas práticas pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes”, Evelyn Rosane Leite Diógenes, diretora do Cenb de Jacobina

A diretora do Ceneb de Jacobina, Evelyn Rosane Leite Diógenes, considerou que o debate importante foi sobre o processo de permanência e sucesso desses jovens e adultos trabalhadores em sala de aula. “Isso implica a efetiva proposição de ações que qualifiquem o trabalho pedagógico nesse turno de estudo”. Dentro dessa perspectiva, foram discutidas estratégias como a aproximação da escola com a família dos estudantes e a melhoria da questão pedagógica através de aulas mais criativas no sentido de tornar o aluno o ator do seu conhecimento. “Além disso, levantamos a criação dos canais de escuta, que são instrumentos essenciais para afinarmos as nossas práticas pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes”, completou a gestora.

 

Centros Noturnos
Voltados, especialmente, para estudantes trabalhadores do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional, os Centro Noturnos do Estado da Bahia (Ceneb) foram criados em 2013, pela Secretaria da Educação do Estado, para atender ao público que não pode frequentar a escola no turno diurno.  Com uma metodologia diferenciada, os Ceneb funcionam a partir de uma proposta pedagógica pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia, e arte e cultura, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica. Mais de 5.500 estudantes no Estado estão matriculados nos 11 Centros Noturnos existentes na Bahia.

 

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