Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Centro Juvenil de Feira de Santana realiza live sobre desafios do professor em tempo de pandemia
Centro Juvenil de Feira de Santana realiza live sobre desafios do professor em tempo de pandemia
Publicado em ter, 19/05/2020 - 19:44 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O papel, as demandas e os desafios relacionados aos educadores foram assuntos abordados na live “Ser professor em tempo de pandemia”, promovida, nesta terça-feira (19), pelo Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) de Feira de Santana, unidade escolar ligada à Secretaria da Educação do Estado (SEC). O bate-papo virtual, conduzido pelos professores Mateus Fadigas, vice-diretor do CJCC de Feira, e pela professora da rede estadual Maura Santos, foi pensado para servir como um canal de escuta dos educadores e de repensar sobre os meios e modos de garantir educação para todos, neste período de suspensão das aulas.
A diretora do CJCC de Feira de Santana, Tatiana Moreira, explicou que as lives, que estão sendo realizadas às terças-feiras, é uma forma de fortalecer a corrente de solidariedade entre os educadores. “Acredito que, neste momento, é primordial ouvir, escutar os professores. Muitos colegas estão tendo que se reinventar e aprender novas expertises em um momento de medo e incertezas. A incerteza de como será a rotina pós-COVID-19 nos deixa todos muito aflitos, sem falar na preocupação com a sua saúde e a da família, com o aprendizado dos estudantes, com a vida social deles, que interfere muito no seu desempenho acadêmico. Mas é importante dizer aos colegas que isso vai passar e que iremos sair fortalecidos dessa pandemia”.
Durante a live, a professora do CJCC, Maura Santos, ressaltou que o mais importante, neste momento, é estar saudável e não deixar a fadiga que gera a desesperança tomar conta. “Estamos sentindo falta de sermos professores em nossas rotinas presenciais. Estamos trabalhando em tempo remoto, com todos os desafios, sabendo que algumas coisas são estruturais e não vão mudar de repente, como é o caso da falta de acesso à tecnologia da maioria de nossos estudantes. Mas podemos criar uma corrente de solidariedade, de cuidado com o nosso fazer e com os nossos estudantes. Estamos conectados com eles e com seus contextos de vida, e é justamente por isso que sentimos uma certa angústia. E o que podemos fazer? Ficarmos sãos e, para isso, temos que tomar consciência e dar conta das nossas responsabilidades sem culpas e dentro das possibilidades que são impostas”.
A importância de o professor buscar permanecer a mente saudável foi reforçada pelo professor Mateus Fadigas. “Estamos vivendo um período de muita ansiedade porque não sabemos como vai ser o depois. Nunca tivemos antes nesta situação, em que nos deparamos com problemas como o aumento da violência doméstica contra mulheres e crianças, e isto atrapalha muito a vida dos estudantes, com quem continuamos mantendo o vínculo, na medida das possibilidades tecnológicas deles. Então, nós, professores, temos que ser o profissional possível, dentro dos nossos limites e dos limites dos nossos estudantes, sem ansiedade, para que continuemos saudáveis e preparados para a volta quando tudo isso acabar”.
A professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Alessandra Freixo, também contribuiu com a discussão na live. “O principal que precisamos pensar, até porque é educativo, é criar uma rede de solidariedade, de apoio entre nós para não nos sentirmos culpados. Somos responsáveis pelas nossas vidas, pela vida dos nossos familiares, dos nossos estudantes, então a gente precisa se sentir acolhido. Quero parabenizar toda a direção e equipe pedagógica do CJCC pela iniciativa. É isso que a gente precisa: de carinho e apoio, fazendo as coisas não por obrigação institucional, mas por uma necessidade ética e moral de ter o cuidado com os nossos estudantes, nos mantermos presentes de algum modo para que este isolamento social seja mais leve. Precisamos nos fortalecer para o pós-pandemia, quando acho que a gente dará mais sentido para a escola, que é muito diferente do ambiente virtual”.
Sobre o CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.
Notícias Relacionadas
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos
-
Fenagro é aberta com exposição de produtos desenvolvidos por estudantes da rede estadual
-
SEC realiza o projeto “Conheça sua nova escola” para acolher futuros estudantes do Ensino Médio
-
Moradores de Água Fria comemoram reforma de escola e novos investimentos em infraestrutura
-
Escolas-fábricas da rede estadual expõem chocolates e sabonetes durante a 33ª Fenagro