Centro Juvenil de Feira de Santana realiza live sobre desafios do professor em tempo de pandemia

O papel, as demandas e os desafios relacionados aos educadores foram assuntos abordados na live “Ser professor em tempo de pandemia”, promovida, nesta terça-feira (19), pelo Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) de Feira de Santana, unidade escolar ligada à Secretaria da Educação do Estado (SEC). O bate-papo virtual, conduzido pelos professores Mateus Fadigas, vice-diretor do CJCC de Feira, e pela professora da rede estadual Maura Santos, foi pensado para servir como um canal de escuta dos educadores e de repensar sobre os meios e modos de garantir educação para todos, neste período de suspensão das aulas.

A diretora do CJCC de Feira de Santana, Tatiana Moreira, explicou que as lives, que estão sendo realizadas às terças-feiras, é uma forma de fortalecer a corrente de solidariedade entre os educadores. “Acredito que, neste momento, é primordial ouvir, escutar os professores. Muitos colegas estão tendo que se reinventar e aprender novas expertises em um momento de medo e incertezas. A incerteza de como será a rotina pós-COVID-19 nos deixa todos muito aflitos, sem falar na preocupação com a sua saúde e a da família, com o aprendizado dos estudantes, com a vida social deles, que interfere muito no seu desempenho acadêmico. Mas é importante dizer aos colegas que isso vai passar e que iremos sair fortalecidos dessa pandemia”.

Durante a live, a professora do CJCC, Maura Santos, ressaltou que o mais importante, neste momento, é estar saudável e não deixar a fadiga que gera a desesperança tomar conta. “Estamos sentindo falta de sermos professores em nossas rotinas presenciais. Estamos trabalhando em tempo remoto, com todos os desafios, sabendo que algumas coisas são estruturais e não vão mudar de repente, como é o caso da falta de acesso à tecnologia da maioria de nossos estudantes. Mas podemos criar uma corrente de solidariedade, de cuidado com o nosso fazer e com os nossos estudantes. Estamos conectados com eles e com seus contextos de vida, e é justamente por isso que sentimos uma certa angústia. E o que podemos fazer? Ficarmos sãos e, para isso, temos que tomar consciência e dar conta das nossas responsabilidades sem culpas e dentro das possibilidades que são impostas”.

A importância de o professor buscar permanecer a mente saudável foi reforçada pelo professor Mateus Fadigas. “Estamos vivendo um período de muita ansiedade porque não sabemos como vai ser o depois. Nunca tivemos antes nesta situação, em que nos deparamos com problemas como o aumento da violência doméstica contra mulheres e crianças, e isto atrapalha muito a vida dos estudantes, com quem continuamos mantendo o vínculo, na medida das possibilidades tecnológicas deles. Então, nós, professores, temos que ser o profissional possível, dentro dos nossos limites e dos limites dos nossos estudantes, sem ansiedade, para que continuemos saudáveis e preparados para a volta quando tudo isso acabar”.

A professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Alessandra Freixo, também contribuiu com a discussão na live. “O principal que precisamos pensar, até porque é educativo, é criar uma rede de solidariedade, de apoio entre nós para não nos sentirmos culpados. Somos responsáveis pelas nossas vidas, pela vida dos nossos familiares, dos nossos estudantes, então a gente precisa se sentir acolhido. Quero parabenizar toda a direção e equipe pedagógica do CJCC pela iniciativa. É isso que a gente precisa: de carinho e apoio, fazendo as coisas não por obrigação institucional, mas por uma necessidade ética e moral de ter o cuidado com os nossos estudantes, nos mantermos presentes de algum modo para que este isolamento social seja mais leve. Precisamos nos fortalecer para o pós-pandemia, quando acho que a gente dará mais sentido para a escola, que é muito diferente do ambiente virtual”.

Sobre o CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.