Caravanas Digitais mobilizam comunidade escolar e aproximam estudantes e educadores de novas tecnologias

Palavras-chave:

Estudantes e educadores de Itaparica participaram, no último dia 23, da Caravana Digital. A ação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), aconteceu no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro (CEJUR) e mobilizou a comunidade escolar do CEJUR e de outras escolas vizinhas, como o Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães; do Colégio Estadual Júlio Virgílio e do Colégio Municipal Benedicto de Oliveira Barros.

 

Na Caravana, os estudantes puderam ter acesso a tecnologias, experimentos e atividades interativas. Em paralelo, os docentes participaram de oficinas específicas. A Caravana é uma oportunidade para engajar professores, coordenadores pedagógicos e estudantes por meio de experimentações e inovações tecnológicas de baixo custo, acessíveis para implementação nas escolas. A ideia central é demonstrar como pequenas intervenções e inovações podem movimentar a escola e ampliar o interesse pela aprendizagem.

 

“A Caravana Digital é um mini festival que fazemos nas escolas cuja proposta é levar experimentos, jogos, brincadeiras, de forma lúdica e acessível, para a escola. Então vão ter muitos experimentos relacionados à aprendizagem criativa, às atividades mão na massa, que podem ser executadas pela escola e auxiliar os meninos no processo de ensino e aprendizagem e que eles podem ir implementando na escola ao longo do ano”, explicou Gabriel Luhan, coordenador do programa Rede Anísio Teixeira, responsável pelo projeto.

Gabriel lembra que enquanto os alunos estão neste momento festivo, que toma um dia inteiro na escola, a equipe de profissionais do IAT faz formação com os professores. “Temos dois momentos formativos por turno com os professores. Em cada Caravana a gente oferece uma oficina diferente. Nesta primeira ofertamos as de Introdução a Aprendizagem Criativa e Fotografia como Metodologia no Ensino e Aprendizagem”, explicou.

Ao todo, serão realizadas 10 edições das Caravanas Digitais neste ano. A ideia é passar por escolas que estejam no “Roteiro da Independência”. O Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, em Itaparica, fica localizado na rua Maria Felipa, uma das heroínas da Independência da Bahia.

 

Notícias Relacionadas