Caravana Digital leva tecnologia e interação para Cícero Dantas no Dia do Estudante

Palavras-chave:
Caravana Digital Cícero Dantas
Neste 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, promoveu, no município de Cícero Dantas (Território do Semiárido Nordeste II - NTE 17), a 4ª Edição do projeto Caravana Digital.
 
A ação, realizada no Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão - Lourdes Carvalho Neves Batista, levou para o colégio interação, descontração e tecnologia, entretendo cerca de 400 estudantes e 20 professores.
 
Na oportunidade, a equipe do IAT realizou, durante os dois turnos, atividades lúdicas e formativas, permitindo que estudantes e docentes tivessem acesso a tecnologias, experimentos, jogos analógicos e digitais, interações com Realidade Aumentada e Makey Makey, oficina com Código Morse, fotografias com Chromakey, Papercraft, dentre outros.
 
“Este projeto é de uma grandiosidade e importância imensurável, pois está trazendo a arte, a ludicidade e a tecnologia para dentro das nossas escolas, o que faz com que estudantes se sintam protagonistas da educação junto com nossos professores”, afirmou Deusdete Júnior, diretor do NTE 17.
 
“Foi bem especial para mim, nunca participei de uma ação igual a essa. A caravana nos trouxe muito conhecimento e nos permitiu interagir com pessoas e coisas novas, como a tecnologia e jogos que nos fizeram pensar e exercitar a memória. No próximo ano quero participar de novo”, elogiou a estudante Júlia Maria Santana Caetano.
 
Além do jogos, brincadeiras e experiências interativas, durante o evento foi oferecida também uma oficina de Podcast. A atividade, voltada para a produção de conteúdo radiofônico em escolas e para conteúdos de áudio com temáticas de interesse pedagógico, permitiu que os participantes compartilhassem e construíssem conhecimento por meio de novas tecnologias da informação e da comunicação.
 
“A Caravana traz uma dinâmica muito boa para o enriquecimento do conhecimento dos nossos alunos no âmbito geral, pois está oportunizando a todos usufruir de novas tecnologias para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. É, sem dúvidas, um momento muito significativo e ímpar para a vida, tanto dos discentes, quanto dos docentes”, afirmou o professor do curso técnico de informática, João Paulo Lima Martins.
 
Também como parte da programação, foi criado no local um palco aberto, que permitiu aos estudantes e professores realizarem apresentações para demonstrarem seus talentos. 
 
“A Caravana Digital trouxe vários conhecimento e aprendizados. Gostei muito do Chromakey, que tira fotos de diversos lugares. Mas vou conhecer as outras atividades e tenho certeza que vou gostar muito”, estudante Ana Caroline Marques França.
 

Notícias Relacionadas