Beneficiários do Bolsa Presença conhecem aplicativos capazes de otimizar a rotina de estudos

Palavras-chave:
Em live realizada na tarde desta terça-feira (11), estudantes e famílias beneficiárias do Bolsa Presença conheceram alguns aplicativos que podem ser utilizados para otimizar a rotina de estudos. Transmitida através do canal do Instituto Anísio Teixeira no Youtube, esta, que foi a segunda live promovida em 2024, trouxe para debate o tema ‘Aprendendo com dispositivos móveis’.
 
Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra sobre ‘App para otimizar a rotina de estudos’, que foi ministrada pelo coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, e a uma apresentação sobre o tema ‘Estudo de casos: socializando experiências com a utilização de dispositivos móveis’, que foi realizada pela professora do Colégio Estadual de Boquira (NTE 12), Cássia Fabiane Castro Nascimento.
 
“O nosso desejo é que o uso destes dispositivos móveis esteja sempre a favor dos processos de aprendizagem. Que vocês possam utilizá-los com qualidade. Que se apropriem dessas ferramentas para que se tornem produtores de informação, comunicação e conteúdo. Não só consumidores”, afirmou a diretora de Inovação de Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, Carla Aragão, que destacou ainda a importância do Bolsa Presença enquanto política pública. 
 
Também acompanhando a live, a representante da Superintendência de Gestão da Informação (SGINF) da Secretaria da Educação, Margareth Passos, falou sobre a importância de se abrir espaço para discutir o  uso das tecnologias na educação e sobre a força transformadora do Bolsa Presença enquanto política pública ativa, eficaz, sólida e que vem trazendo bons resultados.
 
“Esta é, sem dúvida, uma política pública sólida que tem atuado para que o estudante possa se desenvolver. Ela traz contribuições fantásticas para a educação, permitindo que ela aconteça com qualidade”, avaliou.
 
“Precisamos, enquanto Secretaria, impulsionar o uso pedagógico dos tablets, pois eles proporcionam inclusão digital, diálogo com a juventude e o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem”, declarou a representante da Coordenação de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica  (SUPED), Rosa Helena Teixeira.
 
Incumbido de falar sobre aplicativos que otimizam a rotina de estudos, o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, apresentou aos beneficiários do Bolsa Presença o CapCut, um aplicativo de edição de vídeo que, segundo ele, é uma ferramenta bem usual que permite a produção de vídeos criativos e tutoriais. “Este é um aplicativo que traz ótimas possibilidades para as aulas. Ele é simples, gratuito, exporta até 4k e está disponível nos tablets de vocês”, explicou Arlindo Santiago. Ele também ensinou o público da live a manusear a ferramenta.
 
Para professora do Colégio Estadual de Boquira (NTE 12), Cássia Fabiane Castro Nascimento, o uso dos tablets em sala de aula é sensacional, pois permite o desenvolvimento de metodologias que são dinâmicas e efetivas. 
 
Segundo ela, a chegada dos tablets na sua escola foi um alívio, pois desafogou o laboratório, e de suma importância para a iniciação científica e o empreendedorismo. “Estes aplicativos servem como metodologias ativas quem fazem com que o aluno utilize o aparelho com prazer, não com obrigação ou sem ação, mas com um objetivo central”, contou.
 
A docente relatou ainda que utiliza os tablets nas produções audiovisuais da agência de notícias da escola e nos projetos e produções de robótica.
 
“Devemos utilizar estes dispositivos móveis com os alunos de maneira que eles se encantem, explorem e se surpreendam”, finalizou.
 
Encontros formativos
 
Esta foi a segunda live de uma série de quatro que o IAT irá promover envolvendo as temáticas ‘Cidadania e Participação’, ‘Comunicação e Tecnologia’, ‘Empreendedorismo, Economia Criativa e Projetos Artísticos e Culturais’ e ‘Fluência em Leitura, Escrita e Oralidade’.
 
Elas integram um conjunto de ações formativas de apoio ao programa que incluem ainda a criação de um canal em aplicativo de mensagem instantânea com o objetivo exclusivo de envio de informações, conteúdos e dicas de como construir o projeto de vida e a produção e a curadoria de recursos educacionais (vídeos, podcast, jogos, tutoriais) com foco nos estudantes, que serão disponibilizados continuamente na Plataforma Anísio Teixeira (PAT).
 
Bolsa Presença -  Foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado. O Bolsa Presença visa garantir a permanência dos estudantes na escola e reduzir os índices de evasão e abandono escolar.

Notícias Relacionadas