Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Beneficiários do Bolsa Presença conhecem aplicativos capazes de otimizar a rotina de estudos
Beneficiários do Bolsa Presença conhecem aplicativos capazes de otimizar a rotina de estudos
Em live realizada na tarde desta terça-feira (11), estudantes e famílias beneficiárias do Bolsa Presença conheceram alguns aplicativos que podem ser utilizados para otimizar a rotina de estudos. Transmitida através do canal do Instituto Anísio Teixeira no Youtube, esta, que foi a segunda live promovida em 2024, trouxe para debate o tema ‘Aprendendo com dispositivos móveis’.
Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra sobre ‘App para otimizar a rotina de estudos’, que foi ministrada pelo coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, e a uma apresentação sobre o tema ‘Estudo de casos: socializando experiências com a utilização de dispositivos móveis’, que foi realizada pela professora do Colégio Estadual de Boquira (NTE 12), Cássia Fabiane Castro Nascimento.
“O nosso desejo é que o uso destes dispositivos móveis esteja sempre a favor dos processos de aprendizagem. Que vocês possam utilizá-los com qualidade. Que se apropriem dessas ferramentas para que se tornem produtores de informação, comunicação e conteúdo. Não só consumidores”, afirmou a diretora de Inovação de Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, Carla Aragão, que destacou ainda a importância do Bolsa Presença enquanto política pública.
Também acompanhando a live, a representante da Superintendência de Gestão da Informação (SGINF) da Secretaria da Educação, Margareth Passos, falou sobre a importância de se abrir espaço para discutir o uso das tecnologias na educação e sobre a força transformadora do Bolsa Presença enquanto política pública ativa, eficaz, sólida e que vem trazendo bons resultados.
“Esta é, sem dúvida, uma política pública sólida que tem atuado para que o estudante possa se desenvolver. Ela traz contribuições fantásticas para a educação, permitindo que ela aconteça com qualidade”, avaliou.
“Precisamos, enquanto Secretaria, impulsionar o uso pedagógico dos tablets, pois eles proporcionam inclusão digital, diálogo com a juventude e o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem”, declarou a representante da Coordenação de Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (SUPED), Rosa Helena Teixeira.
Incumbido de falar sobre aplicativos que otimizam a rotina de estudos, o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, apresentou aos beneficiários do Bolsa Presença o CapCut, um aplicativo de edição de vídeo que, segundo ele, é uma ferramenta bem usual que permite a produção de vídeos criativos e tutoriais. “Este é um aplicativo que traz ótimas possibilidades para as aulas. Ele é simples, gratuito, exporta até 4k e está disponível nos tablets de vocês”, explicou Arlindo Santiago. Ele também ensinou o público da live a manusear a ferramenta.
Para professora do Colégio Estadual de Boquira (NTE 12), Cássia Fabiane Castro Nascimento, o uso dos tablets em sala de aula é sensacional, pois permite o desenvolvimento de metodologias que são dinâmicas e efetivas.
Segundo ela, a chegada dos tablets na sua escola foi um alívio, pois desafogou o laboratório, e de suma importância para a iniciação científica e o empreendedorismo. “Estes aplicativos servem como metodologias ativas quem fazem com que o aluno utilize o aparelho com prazer, não com obrigação ou sem ação, mas com um objetivo central”, contou.
A docente relatou ainda que utiliza os tablets nas produções audiovisuais da agência de notícias da escola e nos projetos e produções de robótica.
“Devemos utilizar estes dispositivos móveis com os alunos de maneira que eles se encantem, explorem e se surpreendam”, finalizou.
Encontros formativos
Esta foi a segunda live de uma série de quatro que o IAT irá promover envolvendo as temáticas ‘Cidadania e Participação’, ‘Comunicação e Tecnologia’, ‘Empreendedorismo, Economia Criativa e Projetos Artísticos e Culturais’ e ‘Fluência em Leitura, Escrita e Oralidade’.
Elas integram um conjunto de ações formativas de apoio ao programa que incluem ainda a criação de um canal em aplicativo de mensagem instantânea com o objetivo exclusivo de envio de informações, conteúdos e dicas de como construir o projeto de vida e a produção e a curadoria de recursos educacionais (vídeos, podcast, jogos, tutoriais) com foco nos estudantes, que serão disponibilizados continuamente na Plataforma Anísio Teixeira (PAT).
Bolsa Presença - Foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado. O Bolsa Presença visa garantir a permanência dos estudantes na escola e reduzir os índices de evasão e abandono escolar.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro