Balcão Previdenciário atende servidores no IAT - cobertura

Palavras-chave:

Com o objetivo de preparar os servidores do Estado para a aposentadoria, ocorreu no dia 27 de julho de 2012, o Balcão Previdenciário. Uma iniciativa do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria da Administração - Saeb, que objetiva aproximar os servidores públicos dos serviços prestados pela previdência estadual.

A idiea é disseminar a cultura previdenciária para sensibilizar os servidores ativos acerca de questões que começam desde o ingresso no serviço público. No cronograma, estão previstas duas visitas por mês a cada órgão, já que o Balcão é móvel.

Entre os serviços ofertados estavam o esclarecimento sobre descontos previdenciários aos fundos Funprev e Baprev, informações sobre aposentadoria, pensões e auxílios-reclusão, simulador de aposentadoria (via internet), tramitação de processos, recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição, averbação de tempo de serviço e abono de permanência – cabimento.

“A ideia inicial é criar um balcão itinerante visitando os órgãos do Estado. Eles se inscrevem no portal do servidor e a partir daí criamos um cronograma de atendimento”, contou Blandina Sá, coordenadora do evento. Segundo Blandina, a avaliação tem sido positiva. “Depois dos atendimentos realizamos uma pesquisa a fim de saber o que as pessoas pensam sobre o funcionamento. No geral, elas estão gostando muito”, explicou.


A servidora Magali Sampaio aproveitou o balcão para sanar dúvidas que tinha sobre a aposentadoria. “Achei interessante porque consegui as informações que precisava e, pelo que percebi, foram muito boas. Além do mais, a localização está legal por ser um local de grande acesso de professores e cursistas”, afirmou.

Para a servidora Elizabete Silva, a única sugestão era que o evento ocorresse em um local de maior movimentação. “Eu deixei na fichinha, como sugestão, que o balcão deveria ser colocado em vários locais, pois o IAT fica muito distante para a maioria das pessoas. Se fosse no centro da cidade, por exemplo, facilitaria bastante as nossas vidas, mas achei a iniciativa muito legal dentro da perspectiva de esclarecer as dúvidas do trabalhador”, concluiu.

Notícias Relacionadas