Atividades complementares e projetos de leitura são destaque no Seminário Territorial em Caetité

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Fotos: Marvin Kennedy Ascom/IAT

Experiências bem-sucedidas nas atividades complementares (ACs) de professores e projetos de leitura foram destaques  do Seminário Territorial de Formação Continuada – Saberes e Fazeres na cidade de Caetité, nesta quinta-feira (28). No encontro, educadores, estudantes e dirigentes reuniram-se para a apresentação das experiências exitosas das escolas do Território da Bacia do Paramirim e do Sertão Produtivo, iniciadas ou aprimoradas nos quatro Encontros Formativos de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos de 2019. A atividade é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

 

Este é o 7º encontro de uma sequência de 12, um em cada Polo Formativo que sediou as atividades da Formação Continuada promovida pelo IAT, alcançando os 27 Territórios de Identidade. Seabra, Itabuna, Feira de Santana, Salvador e Paulo Afonso foram as cidades em que já foram realizados seminário.

Representando o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o subsecretário da Educação, Danilo Melo, destacou a importância das devolutivas dos encontros formativos. “É fundamental este momento de reencontro com as reflexões que fizemos sobre as práticas em cada unidade escolar, em cada núcleo territorial. Agora é sistematizar cada vez mais estas boas práticas pra fazer um processo de avizinhamento de trocas experiências”, salientou.

Para a diretora pedagógica Diana Melo, que na ocasião representou a diretora geral do IAT, Cybele Amado, o objetivo principal dos seminários é o avanço no ensino aprendizagem. “Promover essa troca de experiências nos permite mostrar que é possível melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. A atuação da formação e intervenções propostas pelos profissionais da rede são fundamentais neste processo”, destacou.

Na avaliação da coordenadora pedagógica Cleonice Amaral, do Colégio Luís Eduardo Magalhães da cidade de Botuporã, a principal contribuição da formação foi a valorização da atuação do coordenador e gestor junto aos professores. “O IAT traz este olhar especial para o coordenador e gestor, reconhecendo que são os grandes mediadores da formação de professores. Daí a importância de estarmos preparados e fundamentados com competência técnica e teórico para conduzir os processos na escola”, destacou. Acrescentou também que após a formação, as Atividades Complementares (ACs) foram aprimoradas. “Quando tematizamos a prática pedagógica com educadores da EJA, a avaliação foi muito positiva. Ter a prática como experiência formativa, principalmente na AC da EJA foi muito significativa porque exige do professor e da equipe o diálogo, a construção, definição de temáticas que são pertinentes para a comunidade escolar”, concluiu.

Formação Continuada
Por meio do IAT, a Secretaria da Educação está promovendo a Formação Continuada de diretores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, além das equipes técnicas dos NTE. Esta ação tem como foco o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, em especial os que estão entre o 6º e o 9º ano e Ensino Médio.

Esta ação alcança cerca de 2,3 mil profissionais da educação. Mas, o número já tende a aumentar após o início da Formação Continuada para os municípios em Regime de Colaboração. A expectativa é alcançar cerca de 6 mil profissionais da educação. Em 2020 a Formação Continuada chegará, também, a todos os professores via Educação a Distância (EaD).

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