Atividades chamam atenção de educadores da rede estadual para cuidados com a voz

Com a campanha Seja Amigo da Sua Voz, o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, promove, no Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, uma série de atividades destinadas a docentes da rede pública estadual. A cantora Carla Visi, madrinha da campanha, apresentará uma aula-show, e outros convidados participarão de uma mesa-redonda sobre os cuidados com a voz. O evento, que acontece no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo, tem início às 8h30, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Participam, também, representantes da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, universidades parceiras (públicas e privadas), além de pesquisadores e professores da área de voz, estudantes de fonoaudilogia, entre outros.

 

“A voz é o instrumento de trabalho do professor, e nada mais oportuno que, na data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, prestigiar esse profissional, ofertando-lhes um momento lúdico, reflexivo e de aprendizagens”, afirma a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Regina Borges. Ela ressalta, ainda, a importância do docente conhecer as técnicas do bom uso da voz para melhorar seu desempenho profissional e, consequentemente, potencializar o aprendizado dos seus alunos. “É preciso tomar alguns cuidados vocais, como por exemplo, aquecê-la antes de entrar em sala de aula”, exemplifica.

Programação – Após a abertura do evento, que será seguida da apresentação do coral da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), uma mesa-redonda, moderada pela professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maria Lúcia Vaz Masson, será instalada. Participarão das discussões o locutor e jornalista Jefferson Beltrão, a cantora e jornalista Carla Visi, a docente Maria José Calheiros, o operador de marketing Jairo Santana e a atriz Iara de Carvalho Villaça. Já no foyer do auditório, profissionais do Posto de Saúde do Servidor (PAS) estarão disponíveis para sessões de massagens, de auriculoterapia e de toque terapêutico.

No período da tarde, a partir das 14h, serão realizadas oficinas multidisciplinares, ministradas por profissionais das áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.  “Trabalhamos com a multidisciplinaridade porque olhamos para o professor como um ser integral. Ao trabalharmos diversas áreas conjuntamente, obteremos uma visão geral da sua saúde, e essa sincronia de informações vai ajudar no resultado que se espera, que é promover o bem-estar para que sejam positivos os seus desempenhos profissional, social e pessoal”, explica a coordenadora do programa.

Saúde e valorização – O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que funciona no SAC Educação, no Instituto de Cacau, no Comércio, em Salvador,  disponibiliza serviços nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia, que podem ser agendados pelo telefone (71) 3117-1434 ou pessoalmente, das 8h às 16h.De caráter interdisciplinar, o serviço conta com profissionais de saúde disponíveis para atender os educadores.

O programa realiza, ainda, atividades de prevenção e promoção à saúde dentro de escolas da rede pública estadual de ensino, com oficinas e workshops dirigidos. Os atendimentos acontecem em 288 escolas-polo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. Desde que foi lançado, em 2009, o programa já beneficiou mais de sete mil educadores na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador.

Além de investir na prevenção de doenças e em ações que promovam a saúde dos educadores da rede, a Secretaria da Educação faz o encaminhamento para a assistência e a reabilitação, junto às instituições parcerias, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime),  Faculdade Social da Bahia (FSBA), Serviço de Saúde Ocupacional (Sesao), Centros de Assistência Psicossocial e Centros de Referência de Assistência Social.

 

Notícias Relacionadas