Atividade ensina professores e monitores a utilizarem o computador de maneira mais criativa e interativa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizará, entre quarta (20/8) e sexta-feira (22/8), por meio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, um curso sobre a ferramenta arduíno para capacitar 25 professores e monitores do CJCC. A atividade será voltada para o ensino da tecnologia com o objetivo de que os participantes possam ser multiplicadores nas oficinas da área, cujo foco principal é a Feira de Ciências. “Para o CJCC, o curso de arduíno trará, como benefício pedagógico, uma formação diferenciada do uso das tecnologias, sendo elas uma das nossas propostas de trabalho”, destaca a vice-diretora Isabel Cristina das Virgens.

O professor Javier Cruz, que ministrará o curso, explica que arduíno é uma ferramenta de computação física que serve para se comunicar com os computadores. “Com o arduíno, que é uma placa básica de componentes eletrônicos, criada na Itália, é possível transformar outras ferramentas com sensores, permitindo que o computador, por exemplo, tenha mais possibilidades de interação entre o mundo digital (dentro do computador) com o mundo físico (fora do computador), como ocorre com o teclado e o mouse”, explica, frisando que, por meio do arduino, é possível utilizar a potência de um computador de maneira mais criativa, especializada e interativa.

Arduino é, na prática, um software e um microcontrolador, conforme explica Javier Cruz. “Trata-se de uma placa eletrônica como as que fazem funcionar a quase todos os dispositivos eletrônicos que conhecemos: TVs, computador, smartphones, etc. Só que, no caso, é uma placa feita para que a gente possa fazer funcionar do jeito que nos convier”.

Notícias Relacionadas