Apropriações Tecnológicas no ensino-aprendizagem da História e Cultura dos Povos Indígenas: Um outro olhar sobre a 11.645/08

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza a Videoconferência "Apropriações tecnológicas no ensino - aprendizagem da história e cultura dos Povos Indígenas", que acontece na quarta-feira (23/04), das 14h às 18h, no IAT.

O evento tem como foco debater a implantação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Também serão debatidas a relação da tecnologia com as questões dos valores da cultura indígena, identidade e diversidade cultural, a mobilização de educadores indígenas e não indígenas para compartilharem saberes e experiências sobre o uso de tecnologias no ensino da cultura e história dos povos indígenas, além de questões atuais que dizem respeito à afirmação e o fortalecimento desta cultura.

"Com isso, buscamos estimular educadores indígenas a se apropriarem das tecnologias a favor de sua comunidade e mostrar para os educadores não indígenas a importância e os meios de ensino dessa parcela fundamental da nossa história e da nossa cultura. Não só pra conhecer o passado, mas para entender o que está acontecendo no presente e definir quais os melhores caminhos a seguir no futuro", explana Yuri Wanderley, coordenador da Rede Anísio Teixeira.

Além da videoconferência, a campanha temática do mês de abril disponibiliza o site temático - Culturas Indígenas, no qual a comunidade escolar poderá ter acesso a mídias educacionais livres relacionadas a temática. 

Confira a programação do evento:

14h-16h: Roda de Conversa com convidados

Participantes: 
Potyra Tê Tupinambá - Pontos de Cultura Indígena
Rosilene Araújo - Coordenação de Educação Indígena Secretaria da Educação do Estado da Bahia
José Augusto Laranjeiras Sampaio - Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro(PINEB)/UFBa e da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI)

16h-18h: Interação com as salas de vídeo conferência na qual os participantes do interior também poderão compartilhar suas práticas, conhecimentos e experiências sobre o tema.

A videoconferência será transmitida ao vivo pelo Portal da Educação (http://educadores.educacao.ba.gov.br/videoconferencia). Mais informaçõesatravés dos telefones (71) 3116-9038/1795 ou pelo e-mail rede.anisio@educacao.ba.gov.br.

 

 

 

Notícias Relacionadas