Apropriações tecnológicas no ensino - aprendizagem da história e cultura dos Povos Indígenas".

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), através da Rede Anísio Teixeira (Rede AT), realizou nesta quarta-feira (23/04) a Videoconferência "Apropriações tecnológicas no ensino - aprendizagem da história e cultura dos Povos Indígenas".

O objetivo do encontro foi discutir a implantação da lei 11.645/08 que  trabalha para a inclusão da História da África e Cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, realizando uma releitura das relações entre as culturas que formam a sociedade.

“O que refletimos no espelho são seres humanos com características étnicas culturais próprias e muitas vezes não conseguimos explicações sobre essa reflexão nas escolas”, relatou o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley.

Durante o encontro, foram debatidos também a relação da tecnologia com as questões dos valores da cultura indígena, identidade e diversidade cultural, a mobilização de educadores indígenas e não indígenas compartilhando saberes e experiências sobre o uso de tecnologias no ensino da cultura e história dos povos indígenas. Como também, questões atuais que dizem respeito à afirmação e o fortalecimento destas culturas.

A videoconferência contou com a participação de Potyra Tê Tupinambá, que falou sobre a cultura indígena, Rosilene Araújo, da Coordenação de Educação Indígena Secretaria da Educação do Estado da Bahia e José Augusto Laranjeiras Sampaio – do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB)/UFBa e da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI).

 

Notícias Relacionadas