Alunos do ICEIA realizam I Feira de Tecnologia - cobertura

“Grandes talentos com certeza sairão da escola pública”, foi o que disse Luciana Guimarães, coordenadora do Curso de Tecnologias do Centro de Educação Isaías Alves – ICEIA, onde estudantes do 1º ao 4º ano do curso Técnico em Informática, realizaram a I Feira de Tecnologia.

O evento realizado de 19 a 23 de setembro, no ICEIA, teve como objetivo colocar em prática  o aprendizado adquirido no decorrer dos semestres, além de  desenvolver o senso crítico  dos alunos  e incentivá-los a criar outros projetos. “Isso era um sonho nosso desde a criação do curso, queríamos fazer um evento de grande porte que pudesse amadurecer os meninos, despertando-os para o desenvolvimento de uma visão crítica e, com isso, pudessem desenvolver também outros projetos além da sala de aula”, disse Luciana.

Para Denise Cardoso, diretora do instituto, esse é um momento de trocar experiências entre alunos, onde eles podem apresentar para os colegas tudo o que aprenderam no decorrer do curso. “Eles estão desenvolvendo o que aprenderam no semestre, como também a capacidade de colaboração, iniciativa e integração, além da competência. Isso é muito importante!”, observou Denise.

Adriana Souza, aluna do curso, disse que se sente gratificada em poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos, além de enxergar o evento como uma oportunidade para pensar na profissão que pretende seguir. “Nós, alunos, estamos tendo a oportunidade de mostrar para nossos colegas o que aprendemos no curso e, através dele, quem sabe, futuramente, ser um profissional de sucesso”, comentou Adriana.

Durante o evento, os estudantes participaram de ciclos de palestras temáticas, como software livre, sistema operacional, mercado de trabalho, dentre outros que puderam contribuir para o desenvolvimento do aprendizado. Eles construíram estandes onde apresentaram seus experimentos e projetos, exibindo vídeos, apresentando tecnologias da robótica, assim como tecnologias voltadas para deficientes visuais e redes sociais.