Agência de Notícias de Santa Bárbara apresenta experiência com o projeto em evento nacional

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Integrantes da Agência de Notícias do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, em Santa Bárbara - NTE 19, apresentaram, na tarde desta quarta-feira (30), durante a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, a experiência prática da escola com o projeto Agência de Notícias. Tendo como tema central ‘Dando voz a quem faz: experiências práticas de educação midiática pelo Brasil’, o webinário abordou o G20 e a cobertura jovem.
 
“A ideia desta conversa aqui é trazer a experiência de algumas escolas, professores e alunos que aceitaram o desafio de fazer parte desta jornada de cobertura do G20, que tem tudo a ver com o desafio de comunicar o G20, que é um tema complexo que pouca gente entende”, afirmou o coordenador de Comunicação do G20, Carlos Alberto Júnior, que iniciou as apresentações.
 
O gestor falou sobre o projeto do Kids 20 e explicou que o mesmo trouxe, para ajudar a divulgar o G20, estudantes que participam de projetos em comunicação e com alguma experiência em cobertura e produção de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, para cobrir o G20. “Uma iniciativa bem-sucedida e que, de forma embrionária, cumpre o papel de atacar um problema global que é o deserto de notícias”, destacou.
 
Carlos Alberto Júnior afirmou ainda que a ideia do Kids 20 é que os estudantes peguem os temas, estudem e produzam conteúdos a partir das perspectivas deles, do que o G20 está discutindo e que tem a ver com a realidade de cada um e comecem a questionar. “Ninguém melhor que os jovens para tirar a gente da nossa zona de conforto”, finalizou.
 
Representando a Agência de Notícias do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, a professora Charlene Cristiane Conceição de Jesus ressaltou a importância do projeto para a promoção da cidadania e do protagonismo juvenil. "Eu, como professora da área de linguagens, me sinto muito feliz de trazer estas temáticas para a nossa escola, discutir, usar os estudantes para falar de jovem para jovem com uma linguagem mais assertiva. O projeto Agência de Notícias na Escola nos ajuda a construir a educação midiática que a gente traz para a escola. Então nós acreditamos que eles vão ter informação, mas que a gente precisa organizar, analisar, criticar, desmitificar informações, combater as fake news, trazer para a realidade.”, refletiu.
 
Também na oportunidade, a professora Charlene Cristiane Conceição de Jesus e o estudante Wesley Gustavo Cerqueira de Jesus contaram como funciona o projeto na escola, como tem sido a participação dos estudantes, além de falar sobre o Jornal Carlos Valadares, o Podcast Sertaocast e a revista Suplemento Literário Escolar. “O projeto Agência de Notícias na Escola nos permite aprender mais e nos desenvolver”, relatou o estudante.
 
“Nossas agências de notícias, que são hoje 81 instaladas, têm uma possibilidade imensa de chegar, já no ano que vem, a mais de 550 escolas, porque a nossa Secretaria está trabalhando intensamente para transformar a educação digital e midiática em um itinerário transdisciplinar. Ao que tudo indica, e principalmente pelos pedidos intensos das escolas, a gente acredita que o Agência de Notícias, que hoje é um projeto, se transforme em algo de fato popularizado, oportunizando que todas as escolas de educação integral, no segundo estágio deste projeto, tenham a chance de contar com as agências e trabalhar com educação midiática”, afirmou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
 
O projeto
 
A Agência de Notícias na Escola é um projeto pedagógico da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizado através do Instituto Anísio Teixeira, que leva docentes e estudantes a viverem uma experiência de produção e veiculação regular de conteúdos noticiosos sobre a escola e o território. 
 
A iniciativa tem por objetivo criar um ambiente de protagonismo e aprendizagem ativa para os estudantes, em que eles e elas são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa, expressão e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar, escrever, dentre outras. E ainda fazem tudo isso sob uma perspectiva de multiletramentos, logo que estão lidando cotidianamente com diferentes linguagens multimídia. 
 
Fazem parte do projeto, hoje, 81 agências de notícias, em 74 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência é constituída por equipes compostas por aproximadamente 10 estudantes e 2 professores orientadores. Atualmente, cerca de 160 professores e 850 estudantes estão diretamente envolvidos no projeto.
 
2ª Semana Brasileira de Educação Midiática
 
Realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ministério da Educação e Unesco, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, que acontece entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro de 2024, é uma celebração das diversidades presentes nas iniciativas de educação midiática em todo o Brasil.
 
Com o tema "Conectando territórios e diversidades", o evento representa uma oportunidade para promover a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de todo o país, fortalecendo uma educação midiática que respeite e valorize as vozes de todas as regiões. O intuito é debater sobre as diferentes realidades no país que entrelaçam a experiência com a informação nos meios digitais.
 
 
 
 
 
 

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