Ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra movimentam o IAT

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Instituto Anísio Teixeira (IAT) realizou nesta terça-feira (24/11) uma exposição de arte africana, do artista Claudio Masella. Formada por objetos que representam grupos étnicos de países da África, como máscaras, estatuetas, instrumentos e utensílios, a exposição é parte do acervo do museu Solar Ferrão, localizado no Pelourinho, em Salvador.

“A gente entende que, por meio de ações como essas, socioculturais e educativas, a gente pode fornecer subsídios ao fortalecimento da relação museu e escola, contribuindo para a formação de novos cidadãos, além de reafirmar as nossas heranças, as nossas tradições africanas e mestiças”, destacou a coordenadora do Solar Ferrão, Osvaldina Cezar.

Também fez parte da programação a palestra “A população negra e a constitucionalização da cidadania”, ministrada pelo professor Jairdilson da Paz, além da exibição de curtas com mediação do professor Luiz Gustavo da Silva, oficina de turbante, exposição de bonecas africanas, exposição de acessórios, apresentação musical, recitação de poesia e apresentação de dança com estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira.