Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Abertura da Jornada Pedagógica Paulo Freire terá homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o Governo do Estado assegurou uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8). A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai desenvolver atividades alusivas a Dia Internacional da Mulher (8 de março) durante a programação da Jornada Pedagógica Paulo Freire, realizada de 8 a 12 de março, como parte das ações preparatórias para o início do ano letivo 2020/21, que iniciará, 100% remoto, no dia 15 de março.
A programação da jornada será aberta, às 8h30, com diferentes homenagens às mulheres. Entre as convidadas está a filha de Paulo Freire, Fátima Freire, que participará do Webinar: Dos sentidos da escola, nossa profissão de ensinar: nenhum a menos. A estudante Gabriely Noronha falará sobre Paulo Freire e a estudante Júlia Fernanda fará uma homenagem às meninas e mulheres cientistas. A live contará ainda com as participações da cantora Juliana Ribeiro e da secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. Como parte desta atividade de abertura da jornada, às 10h, acontecerá a oficina "Acolhimento" e às 10h30, a oficina "Matrícula e busca ativa". Toda a programação será transmitida pelo Canal do Youtube Educação Bahia e pela TV Educa Bahia. Já às 10h, acontece a oficina "Acolhimento" e às 10h30, a oficina "Matrícula e busca ativa". Toda a programação será transmitida pelo Canal do Youtube Educação Bahia e pela TV Educa Bahia.
Outras ações governamentais serão realizadas em alusão à data
Entre as ações do Governo do Estado alusivas ao 8 de março, um dos destaques é o início do funcionamento do SAC Mulher Digital, um novo espaço dedicado às mulheres e com a oferta de serviços de apoio na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar, emprego e renda. Para acessar, basta baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS, ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet, e utilizar no campo de busca o termo “SAC Mulher”.
Incorporado ao SAC Digital, a plataforma de serviços online do Estado, o SAC Mulher Digital é uma iniciativa das secretarias da Administração (Saeb) e de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com as secretarias da Segurança Pública (SSP) e do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) e órgãos que compõem a rede de atenção à mulher, com colaboração da Prodeb.
A principal inovação do SAC Mulher Digital é concentrar em um só lugar o acesso a serviços diversos oferecidos pelo sistema de justiça e secretarias de Estado, entre eles o Zap Respeita as Mina, lançado em outubro do ano passado pela SPM-BA, e a Delegacia Digital da Polícia Civil, que, desde agosto de 2020, permite o registro de boletim de ocorrência para casos previstos na Lei Maria da Penha e legislações correlatas. O Zap Respeita as Mina – (71)3117-2815 – utiliza inteligência artificial para gerar respostas referentes à violência doméstica e familiar, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Militar.
No SAC Mulher Digital será possível agendar atendimento online de apoio jurídico oferecido pela Defensoria Pública (DPE) e também solicitar prorrogação de medida protetiva por meio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O SAC Mulher oferece ainda acesso a serviços oferecidos pela Setre, como consulta a vagas de emprego, solicitação de seguro-desemprego e inscrição da Trabalhadora Autônoma.
Para utilizar os serviços dentro da própria plataforma é preciso criar um cadastro, fornecendo dados pessoais e um e-mail válido, utilizado para ativação da conta e envio de comunicados.
Programação da SSP abre com live musical
A participação da mulher na Segurança Pública é o tema que a Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) preparou para a série de lives no mês destinado à mulher. A programação começa no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a cantora Clarissa Noronha, às 16h. As atividades podem ser acompanhadas na página da Sprev no Instagram (@sprevbahia)
Já no dia 10 de março, a convidada é a primeira mulher delegada-geral da Bahia, Heloísa Campos. No dia 17 haverá a participação da primeira mulher tenente-coronel da Polícia Militar, Ana Fernanda, e a primeira mulher tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Ana Fausta. Para finalizar, no dia 24, a perita médica legista do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Rita Benigno fecha a programação.
SineBahia oferece palestras e cursos
O Dia Internacional da Mulher será celebrado na Rede SineBahia com uma programação especial de cursos, oficinas, palestras e lives temáticas direcionadas ao público feminino. As atividades são resultado de uma parceria entre a Setre, SPM e a União Brasileira de Mulheres (UBM). As inscrições para palestras e cursos devem feitas até esta sexta-feira (5), por meio do preenchimento de formulário eletrônico (bit.ly/sinebahiaqualifica).
O projeto, denominado ‘Março Mulher – É possível Autonomia Sem Emprego?’, ocorre a partir da segunda semana de março e, em função da pandemia da Covid-19, todas as ações serão realizadas on-line. Os cursos são: Excel, Língua Inglesa, Telemarketing, Office, Técnica de Vendas, Oratória, Atendimento ao Público e Libras.
As aulas acontecem de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 13h às 16h, na plataforma Google Meet. As palestras, por sua vez, ocorrem às quartas-feiras, dias 10, 17, 24 e 31 de março, das 9h às 12h, na mesma plataforma digital, com os temas ‘Orientação para o Trabalho’, ‘A Empregabilidade de Mulheres’, ‘Motivação no Universo Feminino’ e ‘Redes de Atendimento para Mulheres em Situação de Violência’.
Esporte e empoderamento
‘A Mulher e o empoderamento através do esporte!’ é o tema escolhido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, para celebra o Dia Internacional da Mulher. A data será marcada por uma live transmitida pelo canal oficial da Sudesb no Instagram (@sudesbesporte), na terça-feira (9), às 17h30, tendo como convidadas a deputada federal Alice Portugal, 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher; Cássia Maciel, pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba; e Dilma Mendes, técnica da Seleção Brasileira Feminina de Fut7.
O bate-papo terá como anfitriã a também baiana e cientista social Ângela Guimarães, militante feminista, da juventude e da negritude. Na conversa, cada convidada poderá abordar o tema sob a ótica de suas áreas de atuação.
Homenagens da Hemoba
Na segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, todas as voluntárias que forem à sede da Fundação Hemoba serão recepcionadas com flores e vouchers de desconto para celebrar sua existência e parceria. Ao longo do mês, a Hemoba também vai realizar campanha digital para esclarecer mitos, a exemplo de doar sangue fazendo uso de anticoncepconal, menstruada ou amamentando.
As ações fazem da campanha ‘Mulheres Pela Vida’, que visa as mulheres que fazem parte do ciclo do sangue, desde as trabalhadoras da saúde até quem efetivamente recebe o sangue e medula doados. Hoje, as mulheres representam 45% das doações recebidas somente na capital baiana. Em 2020, elas somaram 60.544 doações de sangue.
Apesar da queda no número de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) na Bahia em 2020 (apenas 8 mil), as mulheres foram 5.185 das pessoas cadastradas. Segundo o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, as mulheres têm tido maior destaque no estado em relação a média nacional de doadores de sangue e medula.
Fonte: Com informações da SECOM
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas