Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Aberto prazo para submissão de textos para o volume 12 da Revista Estudos IAT
Aberto prazo para submissão de textos para o volume 12 da Revista Estudos IAT
Está aberto até o dia 07 de abril de 2024 o prazo para submissão de textos para o volume 12 da Revista Estudos IAT. Podem participar da seleção profissionais da educação, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Devem ser submetidos artigos técnicos/científicos e resenhas críticas de livros ou publicações recentes. O material deve ser enviado exclusivamente por via digital, junto com o formulário eletrônico já disponível no portal da Secretaria da Educação e em conformidade com as diretrizes e cronograma abaixo.
A publicação, que é eletrônica, terá, em 2024, uma nova formatação, sendo composta por: editorial; dossiê temático; 05 artigos temáticos; 07 artigos em formato de livre demanda; 01 entrevista com pesquisadores de referência na temática do dossiê; 01 resenha de livros de referência na temática do dossiê ou publicações recentes.
Nesta primeira edição regular, o dossiê temático versará sobre ‘Estado, educação e democracia: Qual a agenda em perspectiva?’ e será coordenado por João Danilo Batista de Oliveira, coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia, e por Luiz Fernandes Dourado, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.
"Em razão da conjuntura política, econômica, social e cultural brasileira apontamos como premente neste dossiê acolher e divulgar experiências, estudos e pesquisas, sob diferentes tendências teóricas e vertentes metodológicas, que analisem a realidade educacional brasileira, sob diferentes recortes temáticos", afirmou João Danilo Oliveira.
Segundo ele, a idéia é dar vasão, no dossiê, a produções educativas e científicas e relatos de pesquisas implicadas com a garantia do direito à educação e que tratem de questões relacionadas ao financiamento, organização dos sistemas, à participação social e popular, ao acesso, à qualidade, à equidade, à valorização dos profissionais e seus desdobramentos nas ações, práticas pedagógicas e políticas direcionadas à educação.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de maio, no portal da Secretaria da Educação, e a publicação dos textos no dia 03 de junho.
“É uma grande honra e alegria convidar professores da educação básica, ensino superior e estudantes de graduação e pós-graduação a colaborarem com a Revista Estudos IAT por meio dos resultados dos seus estudos e pesquisa. A revista é um importante meio de divulgação científica e, para esse primeiro número de 2024, nosso convite é pensar ‘Estado, Educação e Democracia: Qual a agenda em perspectiva?’. Afinal, como afirmou Anísio Teixeira - Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país uma máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública - , afirmou a diretora de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Helaine Pereira de Souza.
A revista
A Revista Estudos IAT teve seu primeiro número publicado em novembro de 1987, em formato impresso. No ano de 2010, passou ser editada, em formato eletrônico, com temas interdisciplinares na área de educação. No período de 2010 a 2023, foram publicados 303 trabalhos de docentes e discentes das redes de ensino públicas do Estado da Bahia.
A cada ano, além das edições regulares e semestrais, a Revista Estudos IAT objetiva lançar, ao menos, uma edição especial, sempre com uma temática que visa homenagear educadores ou fatos históricos importantes no contexto nacional, estadual ou da educação de maneira mais abrangente.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo