Aberto prazo para submissão de textos para edição especial da Revista Estudos IAT

Palavras-chave:
Estudantes, profissionais da educação e pesquisadores interessados em publicar textos na edição especial da Revista Estudos IAT já podem enviar o material para avaliação. O prazo para envio dos textos começou hoje e vai até o dia 05 de novembro de 2023. O material deve ser enviado exclusivamente por via digital, junto com o formulário eletrônico disponibilizado no portal da Secretaria da Educação.
 
 
A publicação, que é eletrônica, terá como tema central o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Podem participar da seleção estudantes da educação básica, estudantes da educação superior, profissionais da educação e pesquisadores ou participantes de grupos de estudo, conforme especificações do edital. Também conforme o instrumento editalício, podem ser submetidos textos literários, técnicos/científicos e de registros de estudos e pesquisas que abordam a temática. O documento detalha também como será feita a avaliação dos textos e quais os critérios para a seleção a serem adotados pela comissão avaliadora.
 
O resultado final da seleção será divulgado no dia 04 de dezembro, no portal da Secretaria da Educação, e a publicação dos textos no dia 18 dezembro.
 
É importante destacar que, ao realizar a submissão dos textos, os autores e coautores concedem seus direitos autorais para a publicação à Revista Estudos IAT e à Secretaria da Educação, com permissão para compartilhamento do trabalho em atividades educacionais, não comerciais, com reconhecimento da autoria e publicação inicial na revista.
 
Para o diretor geral em exercício do IAT, Iuri Rubim, esta edição especial da Revista Estudos IAT tem uma importância bem peculiar, pois traz para o reconhecimento do espaço acadêmico o conhecimento gerado a partir de múltiplos formatos, de possíveis reflexões sobre este episódio tão relevante que é a consolidação da Independência do Brasil na Bahia, duzentos anos depois.
“O fato de estarmos fazendo uma publicação dedicada à celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia é uma forma de induzir todo o ecossistema da educação da Bahia, incluindo também pesquisadores e docentes de fora da rede estadual de ensino, a refletir, se expressar e a trazer, inclusive, novos conhecimentos sobre o assunto”, afirmou o Iuri Rubim.
Também de acordo com Iuri Rubim, com a publicação, o IAT segue o seu papel de induzir, produzir e difundir conhecimentos relevantes para a educação no Estado.
 
“A Revista Estudos IAT integra o conjunto de estratégias pedagógicas que, desde 1987, tem contribuído com uma dimensão importante das ações desenvolvidas pelo Instituto Anísio Teixeira: a produção e difusão do conhecimento. Além da importância da temática dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, essa edição especial é caracterizada pela ampla abrangência de pessoas que poderão submeter seus trabalhos: serão docentes, estudantes e pesquisadores de todas as redes de ensino do nosso Estado”, destacou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do Instituto Anísio Teixeira, Rogério Lima.
 

Notícias Relacionadas