Abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores de língua portuguesa, que estejam lecionando nas escolas públicas brasileiras, têm até o dia 25 de maio para realizarem as inscrições para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. As inscrições devem ser feitas no site http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php

A solenidade de lançamento da Olimpíada foi realizada na segunda-feira (19) e, nas próximas semanas, ocorrerão lançamentos regionais nas cidades de Goiânia (30/03), Curitiba (03/04), Belo Horizonte (10/04), Fortaleza (13/04), Salvador (18/04) e Belém (24/04).

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC - e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Tem como parceiros na execução das ações: Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed - e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

Conheça mais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa

Etapas -
Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, o projeto é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita.

Uma das principais novidades para este ano é que todo o processo de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, será feito pela página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados na Comunidade Virtual deverão fazer sua inscrição. O prazo vai até 25 de maio. Podem participar todos os professores de língua portuguesa das escolas públicas brasileiras, sejam elas mantidas pelos governos federal, estaduais ou municipais.

Ao realizar a inscrição, o professor estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual, tendo acesso às coleções didáticas da Olimpíada – livros de orientação, coletâneas de textos e CDs - desenvolvidas especialmente para o projeto. Também poderá participar de cursos de formação on-line, via internet, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente.

Para que o professor possa participar do concurso, mesmo que tenha se inscrito, é preciso que a secretaria estadual ou municipal de educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado - faça a adesão ao projeto, o que deverá ser providenciado no mesmo período de inscrições.

Fonte: Consed