Abertas inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

Professores da rede pública têm até o dia 28 de maio para inscrever relatos de práticas pedagógicas exitosas para a etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil 2018 (PPB). A iniciativa, que está na sua 11ª edição, tem o objetivo de valorizar os educadores da Educação Básica que desenvolvem experiências bem-sucedidas, criativas e inovadores e que contribuem, com isso, para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Para a inscrição, o professor deve acessar a plataforma no endereço premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br, preencher os dados e escrever o relato da prática desenvolvida na escola. São seis categorias que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, onde o participante pode optar entre cinco temas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Práticas inovadoras de educação científica; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação; Educação Empreendedora; Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento.

A premiação tem três etapas. Na etapa estadual, 486 trabalhos serão selecionados pelo comitê estadual e receberão certificados de participação. Os 162 professores selecionados como o melhor de sua categoria, em cada Estado, passarão para a etapa regional. O resultado tem previsão de divulgação no dia 2 de julho. Na etapa regional, serão selecionados 30 trabalhos, que receberão, cada um, R$ 7 mil e troféus. As escolas dos 30 vencedores também serão premiadas com placas comemorativas. A divulgação provável será no dia 27 de julho. Já na etapa nacional, serão premiados seis trabalhos que ganharão mais R$ 5 mil reais e o troféu, além de premiações extras vinculadas às temáticas especiais. O resultado final será divulgado em cerimônia no dia 30 de agosto.

A coordenadora estadual do PPB, Lucinete França, da Secretaria da Educação do Estado, explica que, na plataforma, os professores podem ter todas as orientações para realizar o relato. “No site, os professores têm acesso ao curso ‘Na trilha das boas práticas de ensino’, que não é obrigatório, mas que ajuda o educador a escrever o seu relato. Também há vídeos e relatos de outras edições que podem orientar melhor nesta etapa”, destaca.

Lucinete ainda ressalta que a premiação, além da valorização, visa proporcionar uma reflexão do professor sobre o seu trabalho. “É muito importante que os professores relatem o seu trabalho. Mas do que uma premiação, a iniciativa pretende estimular os professores a registrarem suas práticas por vias da reflexão, com o objetivo de analisar e aperfeiçoar aspectos importantes na sua prática”, afirma.

Premiação - O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da Educação Básica pública. Ao longo de dez edições, o PPB contou com a participação de 44.286 professores de todo o País, totalizando 334 premiados.