Abertas inscrições para 200 vagas de pós-graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quinta-feira (10), uma live para apresentar o edital para 200 vagas do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Programa DocentEPT) para a rede estadual de ensino da Bahia, oferecido na modalidade Educação à distância (EaD). Na oportunidade, foram dados esclarecimentos e orientações que facilitem ao interessado concorrer às vagas disponibilizadas. As inscrições estão abertas até 24 de setembro, no endereço https://ept-ifes.selecao.net.br/.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do curso. "Esta é uma oportunidade para que os professores possam aperfeiçoar sua formação em um curso voltado especificamente para o tema da Educação Profissional. Outro aspecto que devemos destacar é que, a partir desta demanda, vamos desenvolver um planejamento para a oferta de novos cursos em parceria com as quatros universidades estaduais baianas (UNEB, UESC, UESF e UESB), além de buscar a participação das universidades e institutos federais", disse.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, destacou a qualidade do curso ofertado e a valorização da Educação Profissional baiana. "O curso será certificado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e ofertado para todo o Brasil. A Bahia foi o Estado com maior vagas disponibilizadas pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Educação Profissional. A sua realização será em quatro polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/EaD) na Bahia", afirmou.

O curso, que é financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), será  realizado nos seguintes polos UAB/EAD na Bahia: Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador (80 vagas); Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Ilhéus (40 vagas); Escola de Formação Continuada dos Educadores, em Juazeiro; e Centro Educacional de Seabra (40 vagas). A atividade terá duração de 12 meses e carga horária de 460 horas, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo; aulas; avaliações presenciais no polo para o qual o candidato foi inscrito; atividades práticas; e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC).

Para a inscrição deverá ser gerado um único arquivo (pdf), com tamanho máximo de sete megabytes, a ser anexado no campo indicado no formulário de inscrição. Nesse arquivo (pdf) deverá conter os documentos digitalizados (ver no quesito 5.3 do edital), sem rasuras ou adulterações, com imagem nítida e sem cortes (a digitalização deve ser a partir do documento original).

Caso haja um número de inscritos superior ao número de vagas, o preenchimento das vagas se dará mediante sorteio eletrônico, no dias 28 e 29 de setembro, a fim de determinar a ordem de classificação dos candidatos e as cotas. O curso acontecerá no período de 26 de outubro de 2020 a 17 de dezembro de 2021.