4ª videoconferência temática do Gestar - cobertura

Palavras-chave:

O programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar realizou, no dia 13 de agosto de 2012, no IAT, a 4ª videoconferência temática do projeto Um Gestar em Cada Escola.

O objetivo do encontro foi desenvolver, no conjunto das atividades do programa, uma rede de diálogos entre os protagonistas do projeto, considerando a concepção pedagógica orientadora da formação continuada de professores e as experiências dos regentes de classe no processo da formação. A intenção foi favorecer o acesso de professores, em exercício de classe no ensino fundamental II, a eventos que incentivem a participação na construção de conhecimentos indispensáveis para a atuação em sala de aula, além de ampliar as discussões e fundamentar a teoria e a prática dos docentes de língua portuguesa e matemática.

GALERIA DE FOTOS

“Essa videoconferência é a continuidade da série que é promovida todos os anos pelo projeto Um Gestar em Cada Escola e versa em iniciativas, em subsídios para orientar, auxiliar o trabalho docente com foco na aprendizagem dos estudantes”, afirmou Iraildes Sales, coordenadora do programa.

Participaram da videoconferência, o professor dr. Iran Abreu Mendes, que falou sobre “A investigação como um princípio para o ensino e a aprendizagem na educação básica”, e o professor Dr. Carlos Alberto Faraco, que palestrou sobre “O processo de construção da norma culta no Brasil e as práticas de ensino de língua”.

“Eu acho que estamos construindo uma nova pedagogia para a língua portuguesa e há aspectos que precisam ser detalhados, como a questão da variação linguística. Hoje vamos focar nossa conversa na questão da variação linguística e a importância de situar, pedagogicamente, essa questão no ensino fundamental”, observou Faraco.

Segundo Leila Alves, articuladora do Gestar, essas palestras, através de transmissão de videoconferência, são importantes justamente para mostrar ao educador que eles precisam estar atento às mudanças, aos novos paradigmas que estão surgindo no âmbito da educação. “A videoconferência foi importante por conta do tema, por causa da questão da investigação matemática. Ela mostra as dificuldades que os professores dessa disciplina estão encontrando desde o processo acadêmico até a sala de aula”, disse Leila.

Gestar - O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do 6º ao 9º ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática. O GESTAR inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. Hoje, ele atende cerca de 250 mil estudantes diretamente, com 1426 professores articuladores, representando um universo de 934 escolas, com 796 onde o projeto está implantado.
 

Notícias Relacionadas