Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
3º Encontro Estadual de Formadores apresentará propostas ao documento da Base Nacional Comum Curricular
Com o objetivo de contribuir e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os professores formadores do Ciência na Escola, do Pacto Ensino Médio e do Gestar na Escola deram continuidade ao terceiro dia do Encontro de Formação Integrada dos Projetos Estruturantes, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A Base Nacional Comum é constituída pelos conhecimentos fundamentais aos quais todos os estudantes brasileiros devem ter acesso em todas as escolas do país.
No primeiro e segundo dias de formação, os professores participaram de mesas-redondas com especialistas para discutir o documento da base a partir das diferentes áreas de conhecimento. Neste terceiro dia de formação, os professores mediadores estão relatando as críticas e contribuições ao documento. As contribuições podem ser enviadas até 15 de dezembro, de forma individual; por meio das redes que sistematizam discussões e propostas de professores, comunidade e demais profissionais da educação.
“Eles se reuniram hoje em grupos de trabalhos, já por componente curricular, buscando refletir sobre o direito de aprendizagem apresentados no documento. Após esse encontro os formadores se organizarão por regionais para discutir o processo da base nas suas respectivas região”, afirmou a assessora técnica do IAT, Ana Sueli Pinho.
Para o especialista em matemática, Rogério Ferreira, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o formato do evento contribuiu para um debate qualificado entre os educadores. “Esta formação é um marco. O nível técnico está excelente e acredito que teremos críticas e contribuições importantes à Base Nacional Comum Curricular. É um movimento que trará, com certeza, um documento mais robusto”, completou.
“A formação está muito interessante, visto que estamos discutindo pela primeira vez a Base Nacional da educação básica em suas diversas áreas. É um momento especial, que eu acredito que vai enriquecer e, principalmente, melhorar a educação da escola publica e a aprendizagem de nossos estudantes, que é o nosso foco”, relatou a formadora Marília Fontes, do Ciência na Escola.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo