2º Encontro de Secretários e Secretárias Escolares ressalta rotinas administrativas e valorização destes profissionais

Palavras-chave:

A valorização dos secretários e secretárias escolares, assim como as rotinas administrativas das secretarias das escolas da rede estadual, percebidas a partir de um olhar pedagógico, foram alguns dos temas discutidos no 2º Encontro de Secretários e Secretárias Escolares. O evento, realizado nesta quarta-feira (22/10), no Hotel Sol Barra, em Salvador, reuniu profissionais de 126 unidades escolares pertencentes à Diretoria Regional de Educação de Salvador (Direc 1A), além de técnicos e gestores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O subsecretário da Educação do Estado, Aderbal de Castro, esteve presente ao evento e destacou o papel importante destes profissionais. “Podemos constatar que os avanços pedagógicos e, também, na gestão escolar, decorrem muito da contribuição destes profissionais. Por isso, a Secretaria vem assegurando cursos de formação com o objetivo de aprimorá-los, cada vez mais, nos seus ofícios”, disse.
 
A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação, Eni Bastos, ressaltou o trabalho dos secretários e secretárias na aplicação da legislação, na vida escolar do aluno e no apoio aos gestores. “A iniciativa de trazer esses profissionais para discutir as novas orientações da Secretaria contribui para que eles possam atuar de forma ainda mais correta na escola”, pontuou.
 
Também presente ao encontro, a diretora de Atendimento à Rede Escolar da Secretaria da Educação, Eliana Carvalho, fez uma retrospectiva dos últimos anos de investimento nesta formação. Além de uma coletânea, lançada em 2009, com orientações sobre legislação e a rotina de trabalho das secretarias, afirma, foram realizados cursos de formação por todas as Direc. “Este evento é muito importante principalmente para a trajetória escolar dos estudantes, que iniciam a sua vida acadêmica na secretaria, com a realização da matrícula, e a finalizam no mesmo espaço, ao requererem o histórico escolar”.
 
Valorização – O encontro, para as secretárias e secretários, foi um momento importante de atualização das atividades. Roquelina Boa Morte, secretária do Colégio Estadual Edgar Santos, no bairro do Garcia, em Salvador, ressaltou que a atualização constante é fundamental para o cumprimento do ofício. “Se somos mais bem informados, atenderemos melhor os nossos estudantes e toda a comunidade escolar. E essa iniciativa de valorização nos mostra que somos respeitados e importantes para o bom funcionamento das escolas”.

Notícias Relacionadas