2ª videoconferência temática do Gestar - Língua portuguesa

 

Fotos: Neise Soares/IAT

O Programa Gestar na Escola realizou no dia 03 de junho de 2013, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), 2ª videoconferência temática do Gestar - Língua Portuguesa. O evento teve a participação do Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa - IILP/CPLP, Dr. Gilvan Müller de Oliveira, que ministrou uma palestra sobre “O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa : bases linguísticas e políticas, implicações pedagógicas”.

 

O objetivo da série é desenvolver, no conjunto das atividades do programa, uma rede de diálogos entre os protagonistas do projeto, considerando a concepção pedagógica orientadora da formação continuada de professores e as experiências dos regentes de classe no processo da formação.

“Hoje vim aqui falar um pouco do percurso através do qual se chegou ao Acordo Ortográfico, das suas consequências para a Língua Portuguesa, desse momento histórico que a Língua Portuguesa atravessa no mundo e, também, das implicações pedagógicas que podem ser decorrentes do acordo. Noto que muitas pessoas veem o Acordo apenas a parte propriamente técnica, dos acentos que caem, dos hífens que modificam, sem perceber o alcance político, internacional de um instrumento desse tipo para a presença da língua portuguesa no mundo”, ressaltou o Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa .

A professora de Língua Portuguesa, e articuladora do Gestar no Colégio Estadual 29 de março, Thaís Souza, destacou a importância das orientações recebidas através das videoconferências. “A participação no Gestar na Escola é muito importante porque agora nós estamos consolidando tudo o que já aprendemos com o Gestar II, com os nossos formadores e agora estou percebendo o quanto é importante essas orientações para que nosso trabalho seja enriquecedor e tenha resultado exitoso”, disse a professora.

“A série de videoconferência vem como uma iniciativa que promove o estreitamento entre o professor da educação básica e a academia , dá ao professor da educação básica a oportunidade de uma discussão mais próxima com esses temas que norteiam o trabalho do professor. E dentro do projeto os formadores direcionam a prática pedagógica considerando essas discussões que a gente proporciona na formação continuada”, explicou Iraildes Sales, coordenadora do Gestar na Escola.

Notícias Relacionadas