2ª Videoconferência de Língua Portuguesa - GESTAR II - cobertura

O Instituto Anísio Teixeira – IAT, em parceria com a Secretaria da Educação - SEC, promoveu, no dia 02 de setembro, mais uma série de videoconferências do programa GESTAR com palestra temática sobre a língua portuguesa.

"Leitura e processos de escrita; letramento – cultura e identidade na escola" foi o tema da videoconferência, que teve a professora da UFBA Ana Lúcia Silva Souza como palestrante convidada.

A professora Ana Lúcia salientou na palestra alguns aspectos de atenção com relação ao uso do letramento na sala de aula, e incentivou os professores presentes a refletir sobre a criação de estratégias para lidar com as demandas que surgem no contexto da sala de aula. “Os professores devem valorizar o uso das linguagens como estratégia de combate aos preconceitos, às discriminações em relação à imagem que se faz do homem e da mulher”, declarou Ana.

Segundo Ana Lúcia, pensar nos letramentos é pensar na escola e no espaço como um todo. O professor deve cuidar da veiculação de materiais como livros e cartazes utilizados na sala de aula. No final da palestra, Ana fez uma citação sobre o olhar da psicanálise, declarando que “uma escola vive o desafio de ser uma para todos, o desafio de não reproduzir no âmbito escolar o movimento tão premente de homogeneização dos seres, de abafamento da singularidade das diferenças. Resta hoje a cada escola construir, ao seu modo, sua resposta ao paradoxo de ser ao mesmo tempo igual pra todos e única para cada um”, concluiu.

Ana Lúcia recentemente lançou o livro Letramento de Reexitência, que foi sorteado para os participantes da videoconferência. O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR tem como objetivo aproximar o professor das metodologias voltadas para o ensino.  O GESTAR procura ainda favorecer o acesso de professores que atuam no ensino fundamental II e incentivar os mesmos a participarem na construção de conhecimentos que são indispensáveis para a atuação em sala de aula.