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1ª Formação de professores do EM-Ação
De acordo com a coordenadora do programa, Ana Lúcia Paixão, o professor EM-Ação será o multiplicador dos conteúdos de sua formação para a equipe escolar e colaborador do articulador regional na realização das ações do Programa na unidade escolar.
“A ideia é oportunizar momentos de estudos e reflexão, fomentando a cultura do trabalho colaborativo; potencializando o hábito do planejamento, da elaboração dos planos de ensino em função das habilidades e competências a serem desenvolvidas, da cultura da avaliação, no sentido de se verificar o quanto do planejado foi alcançado”, disse Ana Lúcia.
O curso busca firmar uma parceria com o professor da rede estadual de ensino promovendo reflexões acerca da sua prática docente, de modo a auxiliá-los a incorporar em sala de aula, estratégias metodológicas que comunguem com as necessidades atuais da sociedade contemporânea.
A formação de professores de língua portuguesa e matemática parte do pressuposto de que os docentes têm ampla experiência profissional e desenvolvem estratégias de ensino exitosas, que podem ser socializadas com seus colegas. São 37 turmas, sendo 25 de língua portuguesa e 12 de matemática, totalizando 740 professores.
“Tenho uma expectativa muito grande junto ao EM-Ação no sentido de promover a socialização de conhecimentos com colegas, aprendendo e praticando ações que possam contribuir para o melhor desempenho dos meus alunos e também na minha atividade profissional”, ressaltou o professor de matemática, Claudionor Araújo.
EM-Ação - É um programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa a fortalecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da Base Nacional Comum do Ensino Médio. Tem como foco: o estudante, cujo direito de aprender deve ser garantido; o professor, como mediador entre o conhecimento a ser aprendido e o estudante; e a unidade escolar, como espaço de formação, na perspectiva da educação integral. O Programa propõe três linhas de ação: a formação de professores, a produção de material didático complementar ao livro didático e o suporte pedagógico aos estudantes.
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