“Recursos Hídricos no Brasil: uma análise estratégica; problemas e soluções”

A disponibilidade da água, a demanda da água e o ciclo hidrológico são componentes essenciais em qualquer avaliação sobre a posição estratégica dos recursos hídricos. A qualidade de vida, as economias municipal, regional e nacionais, e o desenvolvimento econômico são dependentes dos volumes e qualidade da água disponível.

O Brasil é um País privilegiado no que se refere a recursos hídricos: abundância de água em grande parte do território nacional (12% do total de águas do planeta); água de excelente qualidade ainda não contaminada em algumas regiões; reservas subterrâneas de água em muitas regiões do País.

Entretanto, estes recursos hídricos são distribuídos heterogeneamente no país, em relação ao desenvolvimento da população: grandes volumes de água disponíveis no Norte com população reduzida e volumes muito menores de água no Sudeste com densas populações. Além disto, desmatamento, poluição, falta de tratamento de esgotos, minerações e outros problemas resultantes do uso intensivo do solo, concentrações urbanas muito adensadas, e usos múltiplos de água ameaçam os recursos hídricos do Brasil, aumentando os custos econômicos do tratamento de água agravando condições sanitárias com repercussões econômicas e sociais muito intensas.

O Nordeste do Brasil é um problema fundamental no que diz respeito aos recursos hídricos: com escassez de água, já na fase do estresse hídrico, soluções especiais devem ser encontradas. Soluções de longo prazo incluem o saneamento completo do Rio São Francisco, um plano estratégico para a transposição envolvendo avaliação da qualidade, usos múltiplos, quantidade, a utilização de águas subterrâneas, a conservação de água e a dessalinização.

Soluções adequadas e de longo prazo, devem considerar re-uso de água, reserva de água, re-vegetação, saneamento básico e promoção de pesquisa e desenvolvimento na área de recursos hídricos. É fundamental a capacitação de recursos humanos para a solução dos problemas de escassez de água a médio e longo prazo. Análises estratégicas cada vez mais profundas e com visão de futuro devem ser realizadas, sub-regionalmente e regionalmente com a finalidade de promover novas perspectivas na procura de soluções.

Entrada Gratuita

Data: 27/05/2013.

Horário: 9 horas.

Local: FAPESB, Salão Lazareto.

Rua Aristides Novis, 203, Estrada de São Lázaro, Federação, Salvador-BA.

Convite

“Recursos Hídricos no Brasil: uma análise estratégica; problemas e soluções”
27/05/2013 - segunda-feira - 09:00
FAPESB, Salão Lazareto.