Aberto prazo para submissão de textos para o volume 12 da Revista Estudos IAT

Está aberto até o dia 07 de abril de 2024 o prazo para submissão de textos para o volume 12 da Revista Estudos IAT. Podem participar da seleção profissionais da educação, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Devem ser submetidos artigos técnicos/científicos e resenhas críticas de livros ou publicações recentes. O material deve ser enviado exclusivamente por via digital, junto com o formulário eletrônico já disponível no portal da Secretaria da Educação e em conformidade com as diretrizes e cronograma abaixo.

A publicação, que é eletrônica, terá, em 2024, uma nova formatação, sendo composta por:  editorial; dossiê temático; 05 artigos temáticos; 07 artigos em formato de livre demanda; 01 entrevista com pesquisadores de referência na temática do dossiê; 01 resenha de livros de referência na temática do dossiê ou publicações recentes.

Nesta primeira edição regular, o dossiê temático versará sobre ‘Estado, educação e democracia: Qual a agenda em perspectiva?’ e será coordenado por João Danilo Batista de Oliveira, coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia, e por Luiz Fernandes Dourado, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

"Em razão da conjuntura política, econômica, social e cultural brasileira apontamos como premente neste dossiê acolher e divulgar experiências, estudos e pesquisas, sob diferentes tendências teóricas e vertentes metodológicas, que analisem a realidade educacional brasileira, sob diferentes recortes temáticos", afirmou João Danilo Oliveira.

Segundo ele, a idéia é dar vasão, no dossiê, a produções educativas e científicas e relatos de pesquisas implicadas com a garantia do direito à educação e que tratem de questões relacionadas ao financiamento, organização dos sistemas, à participação social e popular, ao acesso, à qualidade, à equidade, à valorização dos profissionais e seus desdobramentos  nas ações, práticas pedagógicas e políticas direcionadas à educação.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de maio, no portal da Secretaria da Educação, e a publicação dos textos no dia 03 de junho.

“É uma grande honra e alegria convidar professores da educação básica, ensino superior e estudantes de graduação e pós-graduação a colaborarem com a Revista Estudos IAT por meio dos resultados dos seus estudos e pesquisa. A revista é um importante meio de divulgação científica e, para esse primeiro número de 2024, nosso convite é pensar ‘Estado, Educação e Democracia: Qual a agenda em perspectiva?’. Afinal, como afirmou Anísio Teixeira - Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país uma máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública - , afirmou a diretora de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Helaine Pereira de Souza.

A revista

A Revista Estudos IAT teve seu primeiro número publicado em novembro de 1987, em formato impresso. No ano de 2010, passou ser editada, em formato eletrônico, com temas interdisciplinares na área de educação. No período de 2010 a 2023, foram publicados 303 trabalhos de docentes e discentes das redes de ensino públicas do Estado da Bahia.

A cada ano, além das edições regulares e semestrais, a Revista Estudos IAT objetiva lançar, ao menos, uma edição especial, sempre com uma temática que visa homenagear educadores ou fatos históricos importantes no contexto nacional, estadual ou da educação de maneira mais abrangente.