I Workshop Nacional de Educação Estatística

I Workshop Nacional de Educação Estatística

 

Tema

Como ensinar Estatística e Probabilidade na Educação Básica?

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof-BA) tem por finalidade coordenar a implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor.

O Parfor na Bahia integra todas as nove Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado que ofertam cursos de formação inicial e continuada e tem no Simpósio Baiano das Licenciaturas um espaço para reflexão dos rumos da política educacional. Este ano, tem realizado workshops visando qualificar a discussão sobre a formação de professores, dentre eles a do Professor de Matemática da Educação Básica.

Desde 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais, recomendam o ensino de Estatística e Probabilidade no Ensino Fundamental fazendo parte da matriz curricular como um dos quatro blocos (Tratamento da Informação) e, no Ensino Médio com um dos três eixos (Análise de Dados).

Assim, o ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica tem sido assumido pelo professor de Matemática, formado nos cursos de Licenciatura em Matemática.

Decorrente desta demanda observa-se diversas ações tanto da comunidade científica, quanto das redes de ensino públicas, bem como dos próprios mecanismos indutores de política pública, como o PNLD, por exemplo.

Assim, o workshop pretende congregar nesses dois dias, a comunidade acadêmica que responde pela formação de professores de Matemática, bem como os professores das escolas que no dia a dia ensinam os conceitos de Estatística e Probabilidade para debaterem possibilidades e potencialidades de seu ensino.

Comentários

Notícias Relacionadas