Educação Matemática

Educação Matemática

 

Tema

Dia da Matemática: Como garantir o direito de aprender Matemática.

 

I Workshop de Educação Matemática da Bahia

Histórico

No caso específico da Matemática, o Estado da Bahia tem sido um grande pioneiro no movimento da Educação Matemática no país. Mostra disso é a realização dos Encontros Baianos de Educação Matemática (15 edições), dos Fóruns de Licenciatura (4 edições), as Olimpíadas de Matemática (10 edições), a Feira Baiana de Matemática (8 edições) e, em 2014, sediará a III Feira Nacional de Matemática.

No campo da formação de professores, a Bahia conta com os cursos regulares de Licenciatura em Matemática na UESC, UESB, UEFS, UNEB, UFBA, IFBA e UFRB; que, também, ofertam o curso, em regime especial, no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e que, entre 2014 e 2015, deverá formar 27 turmas presenciais e duas a distância.

Soma-se a isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que está implementado, praticamente, em todos os cursos regulares e envolve inúmeras escolas públicas.

No campo da pós-graduação, a Bahia conta com o Mestrado em Educação Matemática na UESC, o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na UESB e o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências na UFBA; além do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) em cinco universidades baianas (UESC, UESB, UEFS, UFBA e Univasf). No campo da pesquisa, a Bahia conta com 23 grupos cadastrados no CNPq.

Na Educação Básica, a Secretaria da Educação também implementou programas denominados de estruturantes que alavancam o ensino da Matemática na escola pública, como, por exemplo, o “Gestar na escola” e no “Ensino Médio em Ação”, que em 2014 será continuado por meio do Pacto pelo Ensino Médio.

Comentários

Notícias Relacionadas