Comunidade escolar da rede estadual se mobiliza em torno do processo de isenção da taxa de inscrição do Enem

Foto: Divulgação

A ação nas escolas da rede estadual para incentivar os estudantes a solicitarem a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 continua até esta sexta-feira (26). A orientação da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é que as unidades de ensino capital e do interior disponibilizem computadores com acesso à internet para que os candidatos façam o procedimento. Na terça (23), foi realizado o Dia D da Isenção nos colégios da rede como forma de chamar a atenção da comunidade escolar para a importância da mobilização estudantil.

No Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Campo Paulo Freire, no município de Santaluz, os estudantes estão contando com o incentivo da líder de classe Elen Caroline, 17, 3º ano do curso técnico de Nutrição. Ela conta que vem convocando os colegas a solicitarem a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem e que sua turma teve uma grande adesão. “Como líder de sala, estou sempre trazendo atualizações para meus colegas. Todos atenderam ao meu chamado e, automaticamente, fizeram a solicitação pelo celular, através da conta do gov.br, o que nos impulsiona a seguirmos firmes e fortes, apoiando uns aos outros, para que nós, filhos de pais de baixa renda, estudantes de escola pública, possamos ter oportunidades que nos escalem para um futuro melhor e mais próspero, com a chance de ingressar no Ensino Superior, pelo Enem”.

A vice-diretora do Ceep, Jamile Araújo, destaca que, desde o último dia 15, a coordenação pedagógica da unidade, juntamente com os professores, vem realizando diversas mobilizações para conscientizar os estudantes da unidade escolar sobre a importância do Enem. “As ações visam incentivar nossos alunos a solicitarem a isenção da taxa de pagamento do certame, para que o maior número possível de deles possam realizar a prova este ano”. O resultado foi positivo: “Batemos quase 100% de pedidos para isenção da taxa entre estudantes do 3º ano. De 145 estudantes, 139 realizaram o pedido de isenção e muitos alunos do 1º e 2º ano estão solicitando isenção como treineiros”, completou a coordenadora pedagógica Thaciane Carneiro.

Uma das ações foi uma oficina com os docentes de Biologia, Diego Macedo e Carol Monteiro, que tiveram acesso ao nível superior através do Enem e que puderam compartilhar suas experiências com os estudantes. Para o professor Diego, fazer o exame foi um divisor de águas em sua vida. “Foi através do Enem que pude fazer uma graduação na Universidade Federal do Recôncavo e ser professor efetivo da rede estadual de Educação”, conta. Outra atividade foi acompanhar os estudantes no Laboratório de Informática e assessorar os pedidos de isenção em, aproximadamente, 20 computadores disponibilizados.

No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador, desde o último dia 15, foi iniciada a mobilização para incentivar os estudantes a solicitarem a isenção da taxa de inscrição do ENEM. “Estamos utilizando a Sala de Informática, que dispõe de 13 computadores de mesa e 49 Chromebooks, além de disponibilizarmos o QRcode da página de inscrição para os estudantes que preferem fazer diretamente no seu celular utilizando a internet da escola. Percebemos que este ano houve um aumento significativo do número de alunos realizando o pedido da taxa de isenção e um engajamento maior de toda dos líderes de classe, professores, da coordenação, direção e dos pais dos alunos”, relatou o vice-diretor Alexsandro Silva.

A líder de classe e de escola Júlia dos Santos Lima, do 3º ano Itinerário Formativo de Ciências Humanas e líder de escola, falou sobre a importância da ação que os colégios estão realizando. “É um direito que nós, estudantes da rede pública, temos. Cabe às instituições escolares nos orientarmos no pedido da isenção da taxa para o ENEM, bem devem nos incentivar nas provas do Enem, não só os alunos do 3º ano, como também dos 1º e 2º ano, que fazem as provas para ganhar conhecimento e experiência”.

Resultado – O pedido de isenção da taxa pode ser submetido na página do participante, através do endereço enem.inep.gov.br/participante, com o login do gov.br. É necessário informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido. O resultado da isenção será divulgado no dia 13 de maio. Estão aptos à isenção os participantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas; quem fez todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que tenham registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). O participante que teve concedida a isenção de pagamento da taxa de inscrição no ENEM 2023 e que não tenha comparecido nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024.