Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Terceiro encontro das equipes técnicas debate a utilização dos dados a favor da educação
Terceiro encontro das equipes técnicas debate a utilização dos dados a favor da educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, iniciou, nesta terça-feira (17), a terceira etapa da formação continuada de equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual.
Com o tema ‘(Re)planejando a partir dos resultados das avaliações externas’, a ação formativa, que é realizada em regime de colaboração com os municípios conta, desta vez, com a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Instituto Reúna, O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAed), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e o Instituto IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências do Debate Educacional).
“Estaremos aqui, ao longo desta jornada, tratando de indicadores, de dados. Algo extremamente necessário para que a gente possa qualificar a nossas políticas de educação e a experiência de aprendizagem para os nossos estudantes. Isso é importantíssimo hoje. Precisamos desenvolver processos de captura e análise destes dados para que a gente possa, cada vez mais, interferir na realidade de uma forma embasada. Ter uma gestão orientada por dados, não só facilita para que a gente trabalhe com a realidade, como também nos permite entender situações complexas que, cada um de nós, com a sua experiência limitada, não conseguiria”, refletiu o diretor geral do IAT, Iuri Rubim.
“Estar aqui hoje, presencialmente, para falar sobre dados, entendendo que estes dados têm um rosto, uma identidade, uma identificação, é maravilhoso. É por isso que estamos aqui, por eles. E é por eles também que estamos fazendo política nas nossas cidades. A política educacional, esta que estamos fazendo neste espaço aqui hoje. Nós fizemos uma escolha. Escolhemos a educação. Estar aqui hoje não tem preço”, destacou a secretária de Educação do Município de Entre Rios, Ednalva Oliveira.
“Eu trabalho com dados quantitativos e eu acho que é muito importante, em um encontro como este, a gente ter um olhar um pouco mais atento para, por exemplo, como estes dados são produzidos e como são entregues nas escolas. Como extrair informações relevantes a partir destes dados? É isso que vamos aprender aqui hoje. Espero que eu possa contribuir para que vocês continuem trabalhando em prol da educação na Bahia”, pontuou o analista de avaliação sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) Luís Antônio Fajardo Pontes.
A formação, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, com três turmas diferentes, conta com a presença de técnicos que atuam diretamente no atendimento a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é fortalecer o atendimento à maior concentração de estudantes da educação básica que estão sob responsabilidade tanto dos municípios quanto do Estado, conforme dados do Censo Escolar 2023.
Para atender às necessidades da etapa, a formação tem foco na compreensão da oferta, observando aspectos como permanência e evasão, bem como na gestão da aprendizagem, apoiando os técnicos de secretarias na análise e acompanhamento das avaliações para fortalecimento das políticas educacionais.
Programação
Neste primeiro dia de encontro, os participantes da formação assistiram a uma conferência sobre o tema ‘O olhar sobre as avaliações externas na Educação Básica’, que foi ministrada pelo analista de avaliação sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), Luís Antônio Fajardo Pontes, a duas apresentações sobre as experiências dos municípios de Santa Inês e Pindobaçu com os indicadores à serviço da aprendizagem e a uma palestra acerca do tema ‘Implementação de Políticas de Recomposição de Aprendizagem’, que foi proferida pelo consultor de projetos no Instituto Reúna, João Lucas Lopes Miacci.
Já no segundo dia de trabalho, os técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual participarão de grupos de trabalho onde debaterão as temáticas ‘Interseccionalidade em Foco: Dados Educacionais e Políticas Públicas com Equidade’ e ‘Como trabalhar indicadores na/ para/com a Rede’.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes de Salvador e Ribeira do Pombal são premiados na Fenecit 2024, em Recife
-
Secretaria lança edital para seleção interna de educadores
-
Governo da Bahia potencializa investimentos na carreira do magistério público estadual
-
Exposição de Arte e Cultura do Vale do Jiquiriçá destaca protagonismo estudantil, em Amargosa
-
SNCT une biomas, povos originários e comunidades tradicionais
-
Campanha “Cadê minha Boneca Preta?” promove representatividade e combate ao racismo
-
Convocada 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente