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Professores e gestores da Escola Parque realizam Atividade Complementar com equipe do IAT
Professores e gestores da Escola Parque participaram, nesta quarta-feira (21), no Instituto Anísio Teixeira, de uma ação formativa sobre aprendizagem por competências. A ação integrou a Atividade Complementar dos educadores e foi conduzida pela equipe da diretoria pedagógica do IAT.
“O objetivo dessa ação é fazer formação com os educadores para que desenvolvam, em suas aulas, uma abordagem centrada no desenvolvimento de habilidades com os estudantes. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para alinhar e fortalecer as práticas pedagógicas”, contou a coordenadora de Formação do IAT, Simone Alves.
Durante a formação, os professores foram convidados a refletir sobre suas práticas e a entender como a aprendizagem por competências pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes, valorizando o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração. Ao adotar essa abordagem, os educadores passam a atuar como mediadores do conhecimento, estimulando estudantes utilizarem o que aprenderam em diferentes contextos, favorecendo a aprendizagem significativa.
Para a vice-diretora da Escola Parque, Jaqueline Lima, a proposta de fazer a atividade complementar junto com a equipe do IAT e a experiência em si foram muito positivas.
“Sair do nosso ambiente de trabalho para outro faz com que a gente se veja em outras possibilidades. Sair daquela rotina também é muito importante. Vivenciar experiências com outras pessoas, interagir com outros colegas que não estão conosco ali todo dia, isso é muito positivo. A proposta do trabalho está muito boa e dinâmica também. Não ficamos só ouvindo. Participamos, interagimos e este processo de interação foi muito importante. Ao meu olhar a necessidade de continuar é super válida”, destacou.
“Tivemos um dia muito proveitoso. A equipe do IAT foi muito feliz no método que utilizou, porque foi extremamente dinâmico. Tivemos estações diferentes onde pudemos passar e discutir com nossos pares sob uma perspectiva que a gente não costumava discutir estando na escola. A equipe trouxe o conteúdo de uma forma que, mesmo a gente estando no mesmo grupo, o encaminhamento das discussões foi outro, pudemos ouvir o colega e pensar e repensar as questões que envolvem a BNCC, as competências. Acho que é sempre importante a gente manter a nossa formação, a gente estar sempre buscando discutir sobre, para que possamos avançar no processo educacional. Sem a gente pensar sobre o que fazemos e sobre este lugar que ocupamos fica difícil avançar”, destacou professora de Educação Física, Cibele Aguiar.
A Atividade Complementar (AC) se constitui como um espaço/tempo inerente ao trabalho pedagógico do professor destinado ao planejamento e organização de suas atividades a ser realizada de forma individual ou coletiva. Além de ser estabelecida como um direito que faz parte do trabalho do professor, a AC também pressupõe a responsabilidade e compromisso de cada educador com o aprimoramento/qualificação das atividades desenvolvidas na escola.
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