Paulo Afonso recebe Encontro formativo Assédio Zero

Palavras-chave:
Ciente de que a educação e o conhecimento são as melhores ferramentas para prevenir e combater o assédio e demais tipos de violência nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realiza, nos dias 11 e 12 de setembro, em Paulo Afonso (NTE 24 e NTE 17),  mais uma edição do encontro formativo Assédio Zero.
 
“Esta formação é reflexo do compromisso da Secretaria da Educação do Estado da Bahia no sentido de propiciar ambientes escolares seguros, acolhedores e respeitosos para todos os nossos estudantes e profissionais da educação. Ao longo desse processo formativo já contamos com educadores de 20 Núcleos Territoriais de Educação - NTE, então, a realização desse encontro possibilitará aos profissionais dos NTE 17 e 24 a construção colaborativa de conhecimentos que, certamente, vão capilarizar a valorização e o fortalecimento da cultura de paz em todo território educacional baiano”, afirmou o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do Instituto Anísio Teixeira, Rogério Lima.
 
A ação é organizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Educação e visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle.
 
Os encontros presenciais sãos realizados em duas etapas. No primeiro dia são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento do encontro. 
 
Além de Paulo Afonso, a formação aconteceu no mês de julho, também no município de Irecê (NTE 07). Até o mês de outubro, os encontros formativos vão percorrer mais 18 territórios de identidade.
 
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 

Notícias Relacionadas