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Mais uma turma de novos educadores da rede estadual participa de formação para ingressantes no IAT
Mais uma turma de professores e coordenadores pedagógicos nomeados em abril para atuarem na rede estadual de ensino, está concluindo, nesta terça-feira (17), a etapa presencial da ‘Formação para educadores ingressantes na rede estadual’. A atividade, que foi promovida pela Secretaria da Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira contou com a participação de 117 educadores do NTE 08, NTE 09, NTE 10, NTE 11, NTE 12, NTE 13, NTE 14, NTE 15 e NTE 16.
“A gente tem consciência da necessidade desta formação. Dá importância de estarmos juntos acolhendo vocês que estão chegando na rede. Nestes dias de formação vocês vão poder conhecer esta rede, as políticas de educação que estão acontecendo agora, os direitos e deveres da carreira e, o que eu acho mais caro, que eu queria que vocês levassem dentro do coração, o entendimento de que não somos uma ilha. A gente poder fazer junto, colaborando uns com os outros. Isso faz uma diferença gigantesca. Vamos estar sempre disponíveis para ouvir vocês, para nos aproximarmos. Estamos nos esforçando para conseguir escutar e dar encaminhamento ao que acontece lá na ponta, em cada escola, tendo como vocês a principais lideranças deste fazer”, afirmou o diretor geral do IAT, Iuri Rubim durante sua saudação inicial.
A formação, que tem carga horária de 16h, tem por finalidade apoiar os novos educadores no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público.
“Estou muito feliz de estar aqui. Está sendo uma troca muito bacana. Estamos nos ambientando, sabendo onde estamos pisando. A Secretaria está nos preparando para o chão da escola. Está sendo muito bacana. Estou adorando. Para nós que nunca tivemos experiência com a rede estadual, com o serviço público, é muito boa esta experiência de estar aqui, porque a gente já chega sabendo dos nossos direitos, deveres, o cenário onde estamos pisando, o cenário da rede, como está o aprendizado dos alunos, as dificuldades. Além disso, temos também esta troca com os NTEs, de didática, de ensino, a devolutiva”, contou a professora do Colégio Estadual de Tempo Integral Eva Rocha, de Tanhaçu (NTE 13), Leiliane Souza.
“A experiência aqui tem sido muito boa. Excedeu as minhas expectativas. Não é só uma formação. É uma experiência de troca de conhecimentos. Quando a gente chega na escola em si, a gente não está preparado. Quando encontramos a sala de aula, não precisamos saber apenas a didática, que é o que a gente já domina, precisamos saber também como o sistema funciona, as formas de avaliação, o plano de carreira, conhecer a rede estadual como um todo. E essa experiência tem proporcionado este conhecimento, que é fundamental e que, provavelmente, a gente só ia saber no dia a dia, demorando um ano, dois, para, de fato, entender. Com a formação estamos conseguindo aprender tudo de forma mais rápida”, afirmou o professor do Colégio Estadual Dom Pedro I, de Sebastião Laranjeiras (NTE13), Pablo Campos.
A ação formativa foi aberta com uma conferência sobre ‘O papel do Educador de Rede Pública na atualidade’, que foi ministrada pela superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Helaine Pereira.
Na oportunidade, a gestora contou um pouco sobre a sua trajetória profissional na rede pública estadual de ensino, discorreu sobre as inúmeras possibilidades de desenvolvimento que a rede oferece para professores e coordenadores pedagógicos e destacou o importante papel do educador na transformação da educação.
Ainda durante a formação, os ingressantes conheceram a estrutura da gestão pública e da Secretaria da Educação e assistiram a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público, que foi ministrado pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Educação. Conheceram também um pouco do trabalho realizado pelo Instituto e participaram de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional.
Os professores e coordenadores pedagógicos fizeram ainda uma visita ao Maria Felipa Lab, um espaço maker desenvolvido pelo IAT para ser um local de formação, pesquisa e aprendizagem, e que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia.
Esta foi a terceira turma de ingressantes a realizar a formação. Ainda em setembro, mais um grupo de professores e coordenadores pedagógicos recém ingressados participará da ação formativa. A atividade acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e reunirá educadores do NTE 17 - NTE 18 - NTE 20 - NTE 21 -NTE 22 - NTE 23 - NTE 24 -NTE 25 - NTE 27).
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