Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Inscrições abertas para curso de aperfeiçoamento em Gestão Escolar voltado à educação especial inclusiva
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou processo seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento Gestão Escolar: Fundamentos e estratégias da Educação Especial na perspectiva inclusiva, que é gratuito e será realizado na modalidade à distância. Estão sendo ofertadas 2.200 vagas para profissionais da área da educação, especialmente aqueles que trabalham na Gestão Pública (Gestores e Coordenadores da Educação). As inscrições, conforme o edital, irão até o dia 04 de agosto.
A formação, fomentada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), tem por objetivo principal fortalecer o processo de formação continuada em educação especial inclusiva para os gestores da área da educação. O público-alvo são, especialmente, gestores educacionais das redes Municipais e Estadual de diversas regiões geográficas da Paraíba, mas, havendo vagas, também está aberto para outras unidades federativas.
O curso tem carga horária total de 180 horas, subdivididas em 6 módulos, cada qual com carga horária total de 30 horas/aula. O início do curso está previsto para agosto de 2024 e ocorrerá por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem moodle PEX.
Podem se inscrever somente candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, considerando ainda entre as condições de inscrição as seguintes prioridades: Gestor Escolar da Rede Pública do Estado da Paraíba; Coordenadores atuantes na Rede Pública do Estado da Paraíba; Gestores Escolares de outros Estados; Demais profissionais da educação.
O processo de seleção será realizado em etapa única por meio do cadastro no SIGAA-UFPB, acessando este link. Em caso de excedente de inscrições, será priorizada a participação de gestores escolares com atuação no Estado da Paraíba. O edital foi publicado no site do Centro de Educação da UFPB e teve o período de inscrições prorrogado.
Mais informações sobre o processo seletivo, cronograma e conteúdo programático do curso podem ser conferidas no edital.
Formação continuada
O projeto de curso visa promover formação continuada para gestores de escolas públicas paraibanas. O conhecimento do gestor escolar sobre legislação, relações interpessoais, função social dos profissionais da educação e o papel político institucional, associados às contínuas reflexões sobre a inclusão escolar, podem promover motivações e mobilizações, com ações proativas em benefício de toda comunidade escolar, com destaque para os mais vulneráveis.
O gestor escolar assume a responsabilidade e o compromisso de estruturar os ambientes escolares dimensionando as práticas pedagógicas e as relações sociais na garantia dos direitos e acessos das pessoas com deficiência, por intermédio da acessibilidade, garantia do Atendimento Educacional Especializado (AEE), respeito à diversidade, construção do Projeto Político Pedagógico com a representação de todos, tendo em vista promover a eliminação de barreira arquitetônica, curricular e, especialmente, a atitudinal. O intuito é assegurar o acesso, permanência e participação nos processos educativos para todos os estudantes.
Fonte: Ascom/UFPB
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas