IAT abre Maria Felipa Lab para visitação de educadores de Salvador e região metropolitana

Palavras-chave:
O Instituto Anísio Teixeira, através do Programa Ubuntu, abriu o Maria Felipa Lab para visitação de educadores das escolas públicas estaduais de Salvador e da região metropolitana. O espaço maker, que foi desenvolvido pelo IAT, é um laboratório de experimentação científica e tecnológica que abriga conceitos primordiais da educação. No Maria Felipa LAB, os educadores terão acesso às máquinas e ferramentas disponíveis, além do apoio da equipe do IAT para manuseio dos equipamentos. Para participar do programa, os interessados devem realizar suas inscrições até o dia até 27 de setembro, através do link abaixo.
 
 
Estão sendo oferecidas 40 vagas para o período 02 a 30 de outubro. Serão quatro dias de atividade, cada um com 10 educadores. Nos dias 02 e 09 de outubro o Maria Felipa Lab receberá os grupos no turno matutino, das 9 às 12h. Já nos dias 23 e 30 de outubro, as visitas ocorrerão à tarde, das 14 às 17h. A visitação será guiada pela equipe da Coordenação de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do Instituto. 
 
O Programa Ubuntu busca oferecer aos educadores um ambiente criativo e colaborativo onde eles possam explorar e desenvolver produtos e projetos inovadores. Utilizando os recursos do laboratório Maria Felipa LAB, os participantes terão a oportunidade de transformar suas ideias em realidade, aproveitando a estrutura tecnológica e as ferramentas disponíveis. 
 
Os educadores poderão utilizar o espaço sem custo algum, interagindo com outros profissionais para trocar experiências e conhecimentos. Além disso, contarão com o apoio da equipe do IAT no desenvolvimento de seus projetos, com acesso a uma variedade de ferramentas, incluindo impressoras 3D, computadores, cortadora a laser, plotter e outros equipamentos essenciais.
 
“É com grande alegria que lançamos o Ubuntu Maria Felipa LAB, um programa dedicado aos educadores que desejam desenvolver seus projetos. Com ferramentas modernas como impressoras 3D, cortadoras a laser, o laboratório oferece suporte para transformar ideias em realidade. O objetivo é fomentar a colaboração e a inovação, empoderando educadores a aplicar a projetos científicos em suas aulas e comunidades, buscando promover mudanças significativas na educação”, afirmou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago.
 
O Maria Felipa LAB é um laboratório de fabricação digital que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia. Seu principal espaço é o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica - LabCrie, dedicado à formação de professores em aprendizagem ativa e cultura maker. Além disso, o laboratório conta com uma sala de eletrônica/IoT (internet das coisas) e outra dedicada à fabricação manual, que inclui elementos de marcenaria e carpintaria. 
 
O laboratório, que homenageia uma das heroínas da Independência da Bahia, tem como objetivo a formação de profissionais da educação e estudantes em ciências, prototipação e cultura maker, além da produção contínua de recursos educacionais analógicos e digitais.
 

 

Notícias Relacionadas