Estudantes das Agências de Notícias fazem cobertura colaborativa do Encontro Estudantil 2024

Palavras-chave:
Estudantes e professores dos 83 colégios da rede estadual de ensino integrantes do projeto Agência de Notícias na Escola estarão em Salvador, entre os dias 17 e 19 de dezembro, para participar do Encontro Estudantil 2024, na Arena Fonte Nova. Na oportunidade, o grupo fará uma cobertura colaborativa do evento.
 
A participação no encontro proporcionará aos estudantes e educadores uma experiência imersiva permitindo-lhes desenvolver habilidades comunicacionais e colaborativas, com ênfase na apropriação das tecnologias para produção de conteúdos, trocar experiências com os colegas e fortalecer os vínculos entre as agências. A ideia é proporcionar aos estudantes uma experiência prática de jornalismo investigativo e produção de conteúdo em tempo real
 
O grupo é composto por 166 estudantes e 83 professores de 74 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência será responsável por destacar iniciativas do seu território de identidade, promovendo visibilidade para os projetos apresentados por sua comunidade. O conteúdo será publicado nas redes sociais das agências em collab com o IAT e SEC, e posteriormente, poderá ser incorporado na Plataforma Anísio Teixeira. O grupo terá o acompanhamento dos professores da Rede Anísio Teixeira, que auxiliarão na organização das pautas e no auxílio das captações.
 
“Participar da cobertura colaborativa do Encontro Estudantil com o projeto Agência de Notícias é uma oportunidade incrível. O projeto em si é fantástico, pois nos proporciona uma experiência prática de jornalismo, com todo o suporte e aprendizado que precisamos.  Estou ansiosa para colaborar com a equipe e aplicar tudo o que aprendi até agora, resultando em uma cobertura completa e de qualidade”, afirmou a estudante Tahyssa Souza Nascimento, integrante da Agência de Notícias do Colégio Estadual Anísio Loureiro, em São João do Panelinha, Camacan.
 
Para a professora Emanuele Peruzzo, da Agência de Notícias do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul, em Gandu, participar do Encontro Estudantil 2024 será uma oportunidade enriquecedora para alunos, professores e participantes de outras instituições. 
 
“Acredito que este evento será uma excelente oportunidade para expandirmos nossos horizontes, fortalecer o aprendizado e estreitar ainda mais os laços entre os jovens e a educação. Como coordenadora da Agência de Notícias, considero essencial que nossos alunos desenvolvam habilidades jornalísticas, ao mesmo tempo em que compartilham as vivências do evento com toda a comunidade escolar, promovendo uma reflexão crítica e construtiva sobre os temas abordados”, contou.
 
O IAT no Encontro Estudantil
 
Durante o Encontro Estudantil, o IAT oferecerá a estudantes e educadores um Estúdio de Podcast, para estimular a colaboração entre agências na produção de conteúdos nesta modalidade, promovendo a troca de experiências e ampliação de habilidades técnicas e criativas, um espaço no palco para entrevistas coletivas e entrevistas especiais e uma Sala de Redação para planejamento e organização das pautas, produção de textos e edição dos conteúdos capturados durante o evento. Neste útlimo espaço acontecerá ainda mini oficinas temáticas de fotografia; sonorização; audiovisual; apresentação e técnica de câmeras para âncoras; produção de notícias e pautas criativas; e gestão de redes sociais.
 
O IAT disponibilizará também um Espaço Maker onde estudantes e professores poderão desenvolver atividades práticas e criativas que integram o uso de tecnologias digitais e ferramentas manuais. Este será um ambiente de estímulo à aprendizagem ativa, trabalho colaborativo e a inovação. O espaço será equipado com bancadas projetadas para oficinas de prototipagem rápida, permitindo que o público explore recursos como Arduino, sensores e atuadores. Todas as atividades serão conduzidas pela equipe do Instituto Anísio Teixeira, composta pelos profissionais do Maria Felipa LAB, garantindo um suporte técnico e pedagógico.
 
No espaço maker serão realizadas atividades envolvendo modelagem e impressão 3D; fotos com chroma key; alquimétricos e jogos de mesa; prototipagem rápida com arduino e inteligência artificial.
O Encontro Estudantil contará ainda com uma Arena Gamer com jogos AAA, independentes e retrô.
 
Espaço Docente
 
Para promover o intercâmbio de saberes e práticas docentes entre professores dos 27 territórios de identidade da Bahia, o Instituto contará também, durante o Encontro Estudantil, com um espaço docente preparado para acolher os educadores.
 
O local terá uma área ampla com puffs, mesas e cadeiras para que os professores interajam e criem grupos de trabalho para a realização de workshops e o compartilhamento de experiências, garantindo conforto e pertencimento aos educadores alí presentes. 
 
O espaço será utilizado para realização das oficinas ‘Na trilha dos descritores de Matemática’, ‘Metodologias ativas’, ‘Na trilha dos descritores de Lingua Portuguesa’, ‘Uso dos apps em sala de aula’ e ‘Primeiros passos da aprendizagem criativa’.
 
Também no local ocorrerá a gravação do Podcast Vida de Prof e sessões do jogo GAMA de mesa.
O Espaço Docente contará também com rodas de conversas e atendimentos Saúde e Bem estar e com uma formação com a Fundacion Mparfre  sobre ‘Promoção da Saúde Mental e Emocional nas Escolas’. Estas atividades serão coordenadas pela Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Educação -  Sudepe.
 

Notícias Relacionadas