Encontro Bahia reúne mais 600 pessoas para planejar os 100 dias da educação nos municípios

Palavras-chave:

Prefeitos e prefeitas eleitos, dirigentes municipais de educação e dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) estiveram reunidos nos dias 12 e 13, em Salvador, durante o primeiro Encontro Bahia, ação formativa promovida pela SEC, voltado para apoiar os municípios baianos na elaboração do plano de 100 dias da educação. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram do encontro durante os dois dias

Durante o encontro, realizado no Centro de Convenções de Salvador, foram debatidas pautas importantes para a gestão da educação nos municípios, como transporte e alimentação escolar, formação dos profissionais da educação e alfabetização. A ação formativa propõe como estratégia orientar a elaboração, implementação e gerenciamento de políticas públicas educacionais que assegurem o desenvolvimento físico, social, econômico, político e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

"Com a formação, estamos reafirmando o compromisso da SEC com a melhoria da gestão educacional nos municípios. Nosso objetivo é fortalecer o Regime de Colaboração e oferecer subsídios técnicos e estratégicos para que prefeitos e gestores municipais elaborem e implementem políticas públicas que promovam a equidade e a qualidade na educação, atendendo às necessidades de todas as etapas da vida escolar", destaca a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.

Geisa Novaes dos Santos, secretária municipal de educação de Cruz das Almas, destacou a importância do encontro para os gestores municipais e a elaboração do plano de 100 dias da educação. “É uma oportunidade única para discutirmos ações, práticas a serem desenvolvidas nos municípios, em prol do desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.

 Estamos aqui para aprender e entender sobre os desafios dos primeiros 100 dias de gestão, dar conta da urgência e também projetar o futuro. Por isso esse encontro é tão importante para a gente beber dessa fonte e fazer uma gestão pública exitosa, como vem fazendo o Governo do Estado”, disse o prefeito de Mutuípe, João Carlos Rauedys.

O primeiro dia do Encontro Bahia trouxe um painel com temática sobre financiamento e captação de recursos, com a participação de Carlos Eduardo Sanches (Ex-presidente da Undime Nacional) e o superintendente de Gestão da Informação, da SEC, Rainer Guimarães.

“As secretarias não podem ser só cumpridoras de tarefas. Elas precisam planejar, construir o PPA, com foco na melhoria das aprendizagens” destacou Sanches, lembrando que um bom planejamento é fundamental para gestão dos recursos e consequente melhoria dos indicadores.

O transporte escolar, uma das principais demandas dos municípios foi uma das temáticas abordadas no segundo dia do encontro. O Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE) foi apresentado pelo superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Ricardo Moraes. Outra demanda importante para a educação municipal foi discutida no painel sobre Alfabetização, com a participação da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Sousa.

Os participantes do encontro poderão ter acesso a todo o conteúdo a partir de segunda-feira (16), no Ambiente Virtual Colaborativus (colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br). De acordo com a diretora de formação do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Camila Amorim, além do conteúdo dos painéis, quem acessar o ambiente terá acesso a documentos orientadores, leis, decretos e portarias das temáticas prioritárias na educação. “Nossa missão é contribuir com os prefeitos e prefeitas, com os futuros dirigentes e todos os que fazem a educação nos municípios”, pontuou a diretora.

 

Notícias Relacionadas