Educação Conectada - IAT realiza oficinas de Podcast e Computação Criativa para professores

Palavras-chave:
Professores de português e matemática do Colégio Estadual Professor Arléo Barbosa, em Ilhéus participaram, nesta quinta-feira (22), de Oficinas de Podcast Audiovisual Educacional ministradas pela equipe da Diretoria de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação formativa atende à proposta do Programa Educação Conectada, que visa integrar tecnologias digitais ao cotidiano pedagógico. 
 
“Super indico esta formação. Aprendi muita coisa e já fui fazendo um paralelo com a minha vida pessoal. Vou fazer um podcast, vou fazer vídeocast. Tenho alunos que são envolvidos com isso, que gostam e que querem sempre que eu traga inovações para as aulas. Estou com minha cabeça fervilhando de idéias para trabalhar com os meninos. Mesmo eu sendo da área de exatas, achei super prazeroso participar deste momento com vocês”, contou a professora de matemática e física do Colégio Arléo Barbosa, em Ilhéus, Rita de Cássia Santana Souza.
 
As formações abordam, desde a produção de conteúdos digitais e multimídia, até a utilização de técnicas de fabricação digital, incentivando a criação de projetos interdisciplinares que estimulem a aprendizagem ativa e a resolução de problemas, essenciais para o contexto contemporâneo da educação.
 
“É interessante porque, na realidade que nós estamos vivendo, qualquer artefato ou instrumento que a gente possa introduzir nas aulas que envolvam o que os nossos alunos estejam utilizando, que é celular, notebook, internet, qualquer coisa que é da realidade e da vivência deles, com certeza vai ter muita aceitação”, opinou a professora Vivian Caroline da Silva de Sá.
 
A Oficina de Podcast Audiovisual Educacional será realizada também nesta sexta-feira (23), no turno matutino, no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo, em Ilhéus.
 
Já em Lauro de Freitas, outro município piloto do Programa Educação Conectada na Bahia, a oficina que acontecerá será a de Computação Criativa. A atividade também será realizada amanhã (23), pela manhã, e, assim como no município de Ilhéus, será direcionada aos professores de matemática e português.
 
 “Eu não tenho esta experiência. Eu não assisto televisão, não vejo muita coisa. Eu pesquiso muito. Gosto de pesquisar, mas foco muito em determinados conteúdos e situações. Mas acho muito válida esta iniciativa, porque sei que é disso que os estudantes gostam. Que é muito atrativo para eles”, refletiu o professor, Eudson Silva.
 
As oficinas visam capacitar educadores para a utilização de ferramentas audiovisuais e de cultura maker para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades técnicas a partir dos equipamentos disponibilizados pelo programa.
 

Notícias Relacionadas