Aulão "Libras, ação!" reforça conscientização sobre inclusão

Palavras-chave:

Foto: Divulgação
Em celebração ao Setembro Verde e Setembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre às pessoas com deficiência e à comunidade surda, o professor e gestor surdo Vinicius Nonato, em parceria com a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Secretaria da Educação do Estado (SEC), promoveu o aulão "Libras, ação!". O primeiro aconteceu no início do mês de setembro, com estudantes e professores do Colégio Estadual José Américo Araújo, de Itaetê, e um outro foi realizado no último dia 28, desta vez no município de Seabra. O objetivo da iniciativa é fortalecer a inclusão através de atividades interativas e educativas, dando maior visibilidade à comunidade surda.

Vinicius Nonato destacou a relevância da iniciativa. "Quando assumi como professor surdo de Língua Portuguesa, tive receio de que minha diferença linguística pudesse causar dificuldades no trabalho. No entanto, o oposto ocorreu. Quanto mais me envolvo nas atividades com os alunos, mais eles se interessam por Libras e pela inclusão. Isso nos motiva a continuar construindo pontes para tornar a inclusão, realmente, efetiva e o Colégio José Américo tem sido pioneiro nessa jornada".

Em Seabra, a ação aconteceu na Praça dos Correios, ampliando o alcance do evento para a comunidade local. A iniciativa atraiu moradores da região, que se uniram aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Seabra, participando ativamente das atividades e fortalecendo o propósito de inclusão e sensibilização.

Durante o evento, foram oferecidas palestras como "Fui capacitista e não percebi?", além de atividades práticas como alongamentos corpo-faciais, apresentação do alfabeto manual de Libras, dinâmicas de expressão corporal e introdução ao vocabulário básico de Libras. A programação reforçou a importância da inclusão e da conscientização ao longo de todo o mês de setembro.

O evento em Seabra também marcou o lançamento e a distribuição gratuita do Jornal Sinalizante, uma iniciativa da professora Jéssica Lacerda, que visa divulgar a cultura e língua da comunidade surda. Os exemplares foram distribuídos aos participantes, acompanhados de lições básicas sobre Libras.

 

Notícias Relacionadas